São João do Jaguaribe: presidente da Ematerce ministra palestra sobre Cooperativismo

22 de maio de 2019 - 11:13 # # #

Antonio José de Oliveira - antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fotos: Benício Diógenes

O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) Antonio Rodrigues de Amorim, ministrou uma palestra, das 9 às 12 horas, no auditório da igreja Batista, na cidade de São João do Jaguaribe, no dia 21 de maio de 2019, com foco no Cooperativismo, para agricultores familiares. A informação foi prestada pelo gerente regional da Ematerce, no Médio Jaguaribe-CE, Benício Diógenes. Na oportunidade, Amorim enfatizou o trabalho da Ematerce, no tocante ao Cooperativismo, por intermédio dos extensionistas de campo e sob a coordenação do assessor estadual Sérgio Lima, lotado na Gerência de Apoio Técnico da empresa em Fortaleza-CE.

Legenda: O gerente regional da Ematerce, Benício Diógenes (à esquerda da foto), abriu a palestra, agradeceu a presença dos agricultores familiares e passou a palavra ao presidente Amorim (à direita na foto), que, inicialmente, elogiou o comparecimento dos agricultores pela palestra, além  do interesse pelo Cooperativismo no Ceará.

Falando sobre a atuação da Ematerce, reportou-se à parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil no Estado do Ceará, em 2018, cujo principal objetivo é a prestação de assistência técnica e extensão rural (Ater) aos cooperados de 12 cooperativas agrícolas do interior do Estado com mais de 2.000 associados. Destacou, ainda, terem sido realizados Cursos de Práticas Agrícolas, Técnica de Gerenciamento e Organização do Quadro Social das entidades, afora a Gestão de Cooperativas para seus gestores.

Vale salientar que, no ano passado, a empresa desempenhou um papel importante, na programação de comercialização dos produtos agrícolas, da Agricultura Familiar, realizada pelos componentes das cooperativas. Trata-se da inserção dessas Cooperativas no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Ressalte-se que a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) assinaram, em agosto de 2018, um Instrumento de Parceria, visando ao fortalecimento, na gestão nos mercados convencionais e institucionais das entidades representativas da Agricultura Familiar, dentre as quais, incluídas as Cooperativas. O convênio foi no valor de R$ 3,13 milhões, cabendo à Anater R$ 2,45 milhões e à Ematerce R$ 680 mil.