Ematerce de Carnaubal-CE ensina técnicas de silagem

23 de maio de 2019 - 10:10 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Posto Avançado de Carnaubal-CE

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural- Ematerce- posto avançado de Carnaubal-CE, realizou no dia 15 de maio, uma Demonstração Prática (DP) de confecção de silo cincho, para criadores de caprinos e bovinos, do Sitio Serra Nova, em Carnaubal-CE. A demonstração foi na propriedade do Sr. João Antônio de Araújo Filho (João Miguel), assistida pela Ematerce utilizando pasto para forragem de leucena (Leucaena leucocephala), feijão-guandu (Cajanus cajan), palma forrageira (Opuntia cochenillifera), milho (Zea mays) e campim elefante (Pennisetum purpureum).

Na ocasião, o técnico Ademir Menezes, recomendou que todo aquele material fosse triturado em máquina forrageira para compactação dentro do aro de aço galvanizado, com diâmetro de 2,0 m até atingir a altura de 1,2 metro, armazenando um volume de massa de aproximadamente 2,66 toneladas. O objetivo principal da demonstração prática foi mostrar a facilidade de conduzir o silo cincho, garantindo suporte forrageiro para alimentação do rebanho, durante os períodos de estiagens. Mostrar, também, a importância de conservar a forragem obtida em excesso ,no período do inverno, bem como das sobras de culturas. A prática, é um processo de baixo custo e capaz de amenizar os problemas das secas.

Afirmou o pecuarista Fernando Ribeiro Araújo, produtor da região, que na semana que vem, vou começar fazer o meu silo cincho lá em minha propriedade, pra quando for depois de setembro eu ter comida pra minhas cabras.

A prática extensionista foi coordenada pelos técnicos da Ematerce, Ademir Silva e Erisberto Aquino e com a participação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Município de Carnaubal-CE,