Crateús: Agroindústrias assistidas pela Ematerce recebem registros do MAPA

24 de maio de 2019 - 09:50 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: escritório da Ematerce de Crateús

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural- Ematerce -, escritório de Crateús-CE, vem trabalhando, intensamente, com os agricultores familiares, no sentido de regularizar, junto aos órgãos públicos, os produtos resultados do processamento, em pequenas agroindústrias. Essas unidades processam as frutas produzidas pelos agricultores nas comunidades rurais, transformando-as em polpa para venda no mercado local e, principalmente, junto às Prefeituras Municipais, para fazerem parte do cardápio da merenda escolar. Essa aquisição é feita através do Programa de Aquisição de Alimentos- PAA- e também, do Programa Nacional de Aquisição de Alimentação Escolar – PNAE.

A Ematerce, através do Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários – Sipeagro, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, solicitou a auditoria fiscal vegetal para avaliação de parâmetros indispensáveis para emissão dos certificados de registros, dentre eles: apresentação da planta baixa da agroindústria; declaração de assistência técnica e Extensão Rural; laudo fisioquímico da água com fins de produção; laudo de dedetização para controle de pragas ; manual de boas práticas de fabricação e; memorial descritivo do empreendimento. Após a verificação e aprovação dos documentos exigidos é expedido o Certificado de Registro de Estabelecimento, com validade de 10 anos

Na região de Crateús, já foram contemplados com os Certificados de Registros, as agroindústrias KI- Delicia, da produtora Isabel de Bezerra de Alcântara , no Distrito de Montenebo- Crateús-CE e a Agroindústria familiar “FAT FRUITS, da agricultora ,José Maria de Souza , na localidade de Jaburu, em Independência- CE. As unidades de produção agroindustriais, Nascente Polpa de Frutas, de Francisco Genivaldo Sales Teixeira, na localidade de Maia, em Novo Oriente -CE e Estação Fruits, de Gardette Rodrigues Braz, em Crateús, estão ainda com registros em processos de aprovação.