Ematerce reforça divulgação da Campanha contra Febre Aftosa em todo o Estado

29 de maio de 2019 - 11:14 # # #

Antonio José de Oliveira - antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

A exemplo do ano passado, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) faz parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), para divulgar, em todo o Estado do Ceará (184 municípios), a vacinação contra a febre aftosa, que deve ser aplicada nos bovinos e bubalinos. Trata-se de um esforço conjunto, para que seja cumprida a meta governamental, ou seja, índices vacinais superiores a 90% dos mencionados rebanhos cerca de 2,5 milhões dentre bovinos e bubalinos até o dia 1º de junho de 2019.

Segundo o diretor técnico da Ematerce, Itamar Lemos Marques, os extensionistas divulgarão a importância de os agropecuaristas vacinarem seus animais (bovinos e bubalinos), usando os meios de comunicação de massa (emissoras de rádio e de televisão, jornais impressos, redes sociais), além da distribuição de cartas e folhas soltas aos agropecuaristas. A campanha será divulgada, também, nas secretarias municipais de agricultura, nas feiras livres, nas comunidades, sindicatos e associações rurais, estabelecimentos bancários e igrejas. Ressalte-se que esta iniciativa é para que o Estado do Ceará atinja o “status” livre de aftosa sem vacinação. Importante informar que os pecuaristas têm até 15 dias, após a aquisição da vacina, para realizar a declaração da vacinação. Para tanto, é necessário compareçam aos núcleos da Adagri, escritórios da Ematerce, ou procurar as secretarias municipais de agricultura conveniadas.

Segundo o coordenador do Programa de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, da Adagri, Joaquim Barros, os animais vacinados deverão ser declarados por faixa etária e sexo. Nesta etapa serão utilizadas vacinas nas embalagens de 15 e 50 doses e a dose por animal é de 2ml, por via intramuscular ou subcutânea”, afirma.
O coordenador reforça que a portaria da Adagri, nº 046/2019, publicada no DOE 10/04/2019, determina que, no ato da declaração da vacinação de bovinos e bubalinos, os criadores são obrigados a informar as outras espécies de animais existentes na propriedade, para a atualização cadastral.

Segundo divulgado pela Adagri, a Campanha de Vacinação contra Aftosa é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por intermpédio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri), autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). São parceiras da ação a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), secretarias municipais de agricultura, sindicatos patronal e dos trabalhadores rurais, associações de criadores e comunidades.