Ematerce participa de Missão Técnica na Paraíba sobre Ovinocaprinocultura

31 de maio de 2019 - 11:47 # # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

No período de 29 a 31 de maio, diretores da Ematerce e técnicos da SDA (Secretaria do Desenvolvimento Agrário) formaram Missão Técnica para intercâmbio com técnicos do setor produtivo da Ovinocaprinocultura do Estado da Paraíba, que representam a Empresa Estadual de Pesquisa da Paraíba – Emepa-PB. A missão visa estreitar as experiências daquele estado e com o trabalho que é desenvolvido no Ceará, visando à dinamização da ovinocaprinocultura de base familiar.

Resultado de temas e discussões do Fórum dos Gestores e Gestoras de Políticas de Apoio a Agricultura Familiar do Nordeste, o presidente e o diretor técnico da Ematerce Antônio Amorim e Itamar Lemos, respectivamente, concluem nesta sexta-feira (31), Missão Técnica para aperfeiçoamento da cadeia produtiva da Ovinocaprinocultura no Estado do Paraíba.

A visita, sob a coordenação do Sebrae da Paraíba (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas/PB) acontece desde a última quarta-feira (29) e contou, também, com a presença dos técnicos da Ematerce Aldenir, Onésimo Lima, Samuel Bacurau, o coordenador da Coordenadoria do Desenvolvimento das Cadeias Produtivas da Pecuária (Codep), Márcio Peixoto, representando o secretário da SDA De Assis Diniz.

A primeira visita aconteceu no Centro de Pesquisa da Emepa/PB, no município de Gurjão, onde são desenvolvidos estudos e pesquisas na área de melhoria genética da palma forrageira, de seleção de embriões. Segundo o diretor técnico da Ematerce Itamar Lemos, o trabalho que é desenvolvido no centro é de excelência, aperfeiçoando a produção, integrando os jovens e estimulando o estudo das potencialidades locais.

Mercado

No Distrito de Ribeira, município de Cabaceira, a missão conheceu a Cooperativa de Curtume Coletivo Miguel de Sousa Meira (Arteza), que atua na produção de curtume, nome dado às operações de processamento do couro cru extraído de caprinos. A cooperativa produz atualmente R$ 12 mil de curtumes/mês, comercializando para estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e outros centros do Nordeste e do país.

Além da unidade produtiva do curtume, a região abriga 17 oficinas de processamento de couro, onde são comercializados bolsas, carteiras, chapéus, com a participação de muitos jovens, pelo menos 50% da mão de obra da localidade, de cerca de 23 pessoas.

No município de Cabaceiras, no Cariri, em pleno sertão da Paraíba, a chuva só chega em 30 dias no ano. As condições não são favoráveis, mas isso não foi empecilho para que a cidade fosse uma das vencedoras da 3ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O reconhecimento veio da sua capacidade de transforma tanta adversidade em oportunidade por meio da ovinocaprinocultura (carne, leite, derivados, couro, dentre outros subprodutos).

Um dos instrumentos de transformação utilizados pela comunidade tem sido o estímulo ao empreendedorismo. A caprinocultura é a principal vocação econômica da região.

O Sebrae atua diretamente no fortalecimento das atividades de produção por meio da oferta de cursos, capacitação de mão de obra e consultorias. “O projeto reconhecido pelo Prêmio foi o passo que Cabaceiras precisava para ganhar vida própria. Os resultados vieram de toda parte. Até o turismo receptivo obteve resultado, pois as pessoas ficaram curiosas para conhecer a criação de ovinos – caprinos em condições climáticas desérticas”, explica Maura Miraglia, analista de Políticas Públicas do Sebrae.

Neste último dia de visita, diretores e técnicos visitam uma usina de laticínio de leite caprino. A Ematerce também atua no apoio em extensão rural junto aos produtores

 

Fotos e informações: Itamar Lemos e Assessoria Imprensa Sebrae