Ematerce participa da XIX Exproaf na cidade do Crato-CE

3 de junho de 2019 - 11:36 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Edilmo Gurgel

Aconteceu, no período de 30 de maio a 02 de junho de 2019, no município do Crato-CE, a 19ª Exposição de Produtos da Agricultura Familiar – Exproaf – com a participação de, aproximadamente, 300 agricultores familiares, artesãos e empresas privadas.

A realização foi da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Ceará – Fetraece – e o regional da Ematerce do Cariri. O evento contou com o apoio da Ematerce, Sebrae, Secretaria do Desenvolvimento Agrário- SDA- Agropolos, Universidade Federal do Cariri, Banco do Nordeste, dentre outras organizações.

Paralelo à feira de produtos agropecuários, aconteceram, na Exproaf, palestras, proferidas por técnicos da Ematerce, José Acácio e Maria José Amorim, sobre Mandioca e o presidente da Ematerce, Antônio Rodrigues de Amorim, que falou sobre os resultados dos trabalhos realizados pela empresa, na região do Cariri-Centro.
.
Conforme informações do coordenador Regional da Fetraece, no Cariri-CE, e do coordenador da Exproaf, Joathan Magalhães, a feira teve por objetivo mostrar à população da Região do Cariri o potencial produtivo dos agropecuaristas familiares e artesãos da região, bem como discutir com os órgãos públicos, responsáveis pela aplicação das politicas públicas, os benefícios desses programas para o pequeno agricultor.

Em seguida, acrescentou Joathan Magalhães: “A Exproaf tem o poder de proporcionar aos expositores a capacitação técnica, em vários assuntos, e fazer com que os participantes troquem experiências e conquistem novos mercados para sua produção”.

Produtos agropecuários, de qualidade, foram expostos e vendidos à população da Região do Cariri, tais como: queijo de coalho e manteiga, verduras, frutas, mel de abelha, arroz, fava, feijão, peixe, amendoim, abóbora, goma seca e molhada, peças artesanais de palha, pano e móveis rústicos, além de pequenos animais, comidas típicas do Cariri.

O agricultor familiar e expositor Antônio Manoel de Souza, morador do assentamento Caldeirão Bom Sucesso, Crato-CE, onde produz, em 9 hectares, fava, feijão, amendoim, abóbora, milho, mel de abelha, molho de pimenta, goma, farinha, milho, informou: “Toda a sua produção é orgânica e certificada e, há 6 anos, participa, anualmente, da Exproaf e, semanalmente, de duas feiras, que acontecem, nos bairros do Seminário e Pimenta, no Crato-CE, promovidas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural- Ematerce”. O Assentamento Caldeirão Bom Sucesso tem 126 hectares, explorados por 14 agricultores familiares.