Frecheirinha: Ematerce participa ativamente da Feira da Agricultura Familiar

3 de junho de 2019 - 10:32 # # #

Antonio José de Oliveira - antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fotos: Centro de Atendimento de Frecheirinha

A Ematerce, Centro de Atendimento, de Frecheirinha-CE, participou, no dia 31 de maio de 2019, na sede municipal, da 22ª Feira da Agricultura Familiar, evento realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Produção de Frecheirinha, Ematerce local, e diversas associações comunitárias da zona rural. O evento movimentou a cidade e a iniciativa foi muito elogiado por todos que estiveram presentes, passeando ou comprando produtos da denominada Agricultura Familiar.

Segundo o responsável pelo centro de atendimento da Ematerce, Zootecnista Caio Vasconcelos, foi um momento ímpar, para os produtores rurais, visto terem a oportunidade de vender seus produtos, diretamente, aos consumidores, eliminando, assim, a figura inconveniente do atravessador. No decorrer da feira, foram vendidas galinhas e ovos caipiras, mel de abelha, peças artesanais, hortaliças, bolos e doces em geral. Para animar o evento e atrair a população, um grupo musical (pé-de-serra) fez uma apresentação, pela parte da manhã, e houve o sorteio de um carneiro para os visitantes.
Acrescente-se que a organização da feira disponibilizou à Ematerce uma tenda, na qual foi apresentado um mural fotográfico, demostrando o trabalho, realizado pela empresa, no município, no biênio 2018/2019. Ematerce apresentou ainda cartazes, sobre manejo alimentar estratégico (fenação e ensilagem), além de distribuir diversos forderes, acerca da vermifugação do rebanho, fenação, ensilagem, uso do capim BRS Capiaçu, inclusive mudas.

Legenda: Práticas de ensilagem e fenação foram ensinadas pelos extensionistas aos agricultores familiares assistidos pela empresa.

Ressalte-se que o ponto alto da apresentação ocorreu, mediante a demonstração do processo de ensilagem, utilizando um silo, modelo cincho, com a prática repassada aos agricultores familiares, e explicações como proceder, durante o processo, afora relatar os benefícios do uso dessa tecnologia em propriedades rurais. O responsável técnico, pela Ematerce local, Caio Vasconcelos, conduziu o processo e argumentou a respeito das melhorias alimentares, que ocorrerão, nas atividades produtivas, com a aquisição de um equipamento como o que foi utilizado. De acordo com Caio, estimular os agricultores familiares a adquirir novas tecnologias e equipamentos melhorará a execução das atividades produtivas, levando-os a níveis produtivos diferenciados. Disse mais que alguns agricultores, que acompanharam a demonstração, demostraram interesse e que, na semana seguinte, será realizada a aplicação dessa tecnologia em algumas propriedades locais.

Informou Caio que estiveram presentes, na feira, o prefeito municipal Helton Luís, o secretário e a subsecretária de Desenvolvimento e Produção, respectivamente, Francisco Manoel de Aguiar e Cidália Lampe, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de Frecheirinha, Francivaldo Silva, os técnicos agropecuários, lotados na Secretaria de Desenvolvimento e Produção, Marcelo Silva e José Ivo,  agricultores familiares, o gerente regional da Ematerce, Pedro Máximo, a assessora Auxiliadora Queiroz e a gerente local Edmatima Mendes.