Presidente da Ematerce faz palestra na Exproaf- 2019, no Crato

4 de junho de 2019 - 10:31 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br

Durante a realização da XIX Exposição de Produtos da Agricultura Familiar – Exproaf-2019, acontecida na cidade do Crato, no período de 30 de maio a 02 de junho de 2019, constou da programação do evento a participação da Ematerce, com palestra sobre a atividade da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, na região do Cariri Central. A região administrativa do Cariri Central, com sede no Crato, atende aos seguintes municípios: Crato, Várzea Alegre, Granjeiro, Caririaçu, Farias Brito, Altaneira, Nova Olinda, Santana do Cariri, Barbalha, Missão Velha, Abaiara, Jardim, Nova Olinda e Juazeiro do Norte.

A palestra sobre as ações desenvolvidas pela Ematerce no Território do Cariri Centro, foi proferida pelo presidente da empresa, Antônio Amorim e contou com a participação de técnicos lotados em todos os 14 escritórios que compõem a região. Constou da palestra, um amplo diagnóstico sobre a atuação da Ematerce e sua importância no contexto agroeconômico da região.

No Cariri central, a Ematerce atende 4.010 agricultores, sem repetição, beneficia 16.521 famílias rurais de pequenos proprietários. Informou, ainda, o presidente Antônio Amorim que a Ematerce é o principal órgão estatal, responsável em levar para o homem do campo as politicas públicas dos governos Federal e Estadual, destinadas ao agricultor familiar.

A Ematerce, disse o presidente Antônio Amorim, executa os seguintes programas e projetos, na região: Projeto São José, com 207 famílias e com projetos, no valor de R$ 3,8 milhões; Hora de Plantar, com a distribuição de sementes selecionadas de milho híbrido e variedade, sorgo forrageira, caju anão, essências exóticas e nativas, feijão, dentre outras; capacitação de técnicos e agricultores; Garantia Safra; Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE-, em 11 municípios, 285 famílias e com 283.554 toneladas de produtos comercializados; Programa de Aquisição de Alimentos – PAA- com 12 municípios, 120 entidades beneficiadas e 279.906 toneladas comercializadas; Projeto D. Helder Câmara; Segurança Alimentar e Nutricional; Quintais Produtivos; Feiras Agroecológicas, em 8 municípios ; Cisternas, 2.013 em 13 municípios; Turismo Rural; Mandiocultura; Compostagem; Pecuária, Liberação de Crédito e; Cooperativismo dentre outros.