Técnicos da Ematerce falam sobre mandioca e segurança alimentar

6 de junho de 2019 - 10:23 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará- Ematerce- apoiou, integralmente, todas as atividades técnicas constantes na programação da Exposição de Produtos da Agricultura Familiar – Exproaf 2019-, acontecida no Crato-CE, no período de 30 de maio a 02 de junho de 2019. No dia 01 de junho, o Engenheiro Agrônomo da Ematerce, José Acácio e a Extensionista Social, Maria José Amorim proferiram palestras sobre a Revitalização da Cultura da Mandioca, na região do Cariri e sobre Higiene do Ambiente de Trabalho, no manuseio dos alimentos.

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de mandioca, com 23 milhões de toneladas de raízes frescas, sendo o nordeste destaque nesta produção cultivado em sistema de policultura, ou seja, em consórcio com feijão e milho, principalmente.

A cultura da mandioca é muito importante na atividade agrícola do Cariri, impactando na economia da região e na complementação alimentar da população porque, com o feijão e o milho são produtos ricos em carboidrato e amplamente consumidos pelos caririenses. Os produtos provenientes da mandioca e aceitos na alimentação humana são: farinha, goma, macaxeira cozida e frita, tapioca, sequilhos, bolos diversos, filhós, pão, pizza, pastel e outros. O consumo humano da mandioca “per capita”, nordeste brasileiro é de 25 a 30 quilos por pessoa, ano.

Além da utilização da mandioca na alimentação humana, o produto é amplamente usado na alimentação animal, sendo a parte área ( haste e folhagem) e a raiz fresca e processada (raspa da mandioca) servidos como complementação alimentar dos animais de pequeno e grande portes.

A Ematerce é responsável pela implantação e orientação técnica de várias agroindústrias de processamento de mandioca , em todo o estado do Ceará. Conforme a Extensionista Social da Ematerce, Mazé Amorim, a segurança alimentar e nutricional na fabricação de produtos da mandioca é indispensável e contribui para a obtenção de produtos de qualidade. Para se obter um produto de qualidade é necessário processá-lo com cuidados higiênicos, tanto no trato do próprio produto, do processador como do ambiente de trabalho.