Ematerce ganha sede reformada em Crateús

8 de junho de 2019 - 19:10 # # # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Após um período de reformas desde 2018, a sede do escritório Regional da Ematerce em Crateús foi reinaugurado na noite desta quinta-feira (6), no bairro Altaneira.

A festiva cerimônia contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário De Assis Diniz, do presidente da Ematerce Antônio Amorim, do diretor da empresa Itamar Lemos e do diretor administrativo e financeiro Inácio Costa, do superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves, dos deputados estaduais Moisés Bráz e Carlos Filipe; a secretária de Negócios Rurais de Crateús, Janaína Mourão; o secretário de Desporto e Juventude, Deyvid San Paiva; e o procurador geral do Município, Emanoell Castro. Além destes: o vereador Deusimar Ferreira, o diretor do Instituto para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Idef), José Severo Chaves Neto e representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sebrae.

A sede, de 15mil quadrados, conta agora com amplas salas de atendimento (Foto abaixo) aos cerca de 4mil agricultores familiares do município e região, mini biblioteca e auditório com capacidade para 70 pessoas. A sede conta, atualmente, com 12 pessoas entre técnicos de campo e servidores e os recursos para reforma da sede, no valor total de R$ 100mil, foi uma articulação junto ao deputado Carlos Felipe, através de emenda parlamentar.

O gerente regional do escritório, Jorge França, fez questão de destacar a importância do trabalho que é desenvolvido pela Ematerce junto aos produtores, o acompanhamento, a assistência direta no campo e as parcerias com entidades como o Instituto Agropolos, o CDL e o Sebrae, que dão maior infraestrutura e garantem melhores resultados junto aos produtores rurais assistidos.

Para o presidente da Ematerce Antônio Amorim, o governador Camilo Santana vem realizando um esforço particular para que os programas e ações executadas pela SDA e suas vinculadas não sofram descontinuidade, apesar de toda a crise econômica atual. “Já está aprovado e sancionado o Plano de Cargos e Carreiras da Ematerce, o que é uma conquista importante para a categoria que há décadas presta um serviço fundamental à comunidade rural de todo o Ceará”, lembrou Amorim.

Implementos

Também foram entregues, através do Projeto São José, os implementos agrícolas do Programa de Mecanização Agrícola. Serão contempladas as associações comunitárias rurais de Varjota em Busca de Desenvolvimento, dos Pequenos Produtores Rurais de Santo Antônio dos Azevedos, de Realejo, de Tapuiu e Marinho e dos Pequenos Produtores de Boa Vista, ambos de Crateús.

O ato marcou, ainda, a chegada dos implementos agrícolas aos agricultores da Associação Comunitária Unida Para Vencer do Assentamento Margarida Alves (Monsenhor Tabosa), da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores de Ramalhete (Tamboril), Associação Comunitária dos Produtores de Forquilha, dos Moradores de Açudinho e dos Produtores Rurais dos Inhamuns, todas de Tauá.

Feira da Agricultura Familiar

À noite, os convidados que participaram da entrega dos animais e da reinauguração da sede da Ematerce em Crateús, participaram da abertura da XV edição da Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária, na Praça da Matriz.

fotos: Aécio Santiago e Erivelton Celedônio