Ematerce de Frecheirinha-CE realiza dia especial sobre ensilagem tipo cincho

10 de junho de 2019 - 10:03 # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório Frecheirinha-CE

O posto avançado da Ematerce de Frecheirinha-CE, realizou um Dia Especial abordando a prática de ensilagem, utilizando o modelo cincho. Esta foi mais uma ação realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Produção de Frecheirinha-CE e a Ematerce. O Dia Especial foi um evento importante para o desenvolvimento tecnológico dos produtores rurais, tendo em vista a oportunidade de conhecer e introduzir meios produtivos eficientes e assegurar alimentos para o rebanho, durante a época de estio.

A prática, foi realizada na comunidade Campestre, em Frecheirinha-CE, na propriedade do Sr. Francisco Manoel de Aguiar, sendo apresentado todo o processo de ensilagem, utilizando um silo modelo cincho. Aproveitando a disponibilidade de pasto na propriedade, foi usada uma mistura de forrageiras (capim elefante, leucena e cana-de-açúcar), que foi cortada, picotada e pisoteada no cincho, para enchimento e compactação do material, com o objetivo de retirar todo o oxigênio e, com isso, favorecer o processo de anaerobiose, após o fechamento do silo com lona dupla face.

Conforme o responsável técnico da Ematerce, zootecnista Caio Vasconcelos a prática foi realizada devido à disponibilidade de forragem, conseguindo produzir cerca de 2,4 toneladas em uma dimensão de 0,85m por 2,5m.

De acordo com Caio, estimular os produtores rurais a novas tecnologias e uso de novos equipamentos, promoverá um maior desenvolvimento das atividades produtivas.

Estiveram também presentes, os técnicos agropecuários da Secretaria de Desenvolvimento e Produção de Frecheirinha-CE Marcelo Silva, Roberto Coelho e José Ivo, além de alguns pecuaristas do município.