Camocim: Ematerce assegura participação na 4ª Feira da Agricultura Familiar

12 de junho de 2019 - 15:22 # # #

Antonio José de Oliveira - antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), escritório de Camocim-CE, participa, no dia 14 de junho de 2019, na praça da matriz, a partir das 6h30min da manhã, da 4ª Feira da Agricultura Familiar. A realização do evento é da prefeitura de Camocim e conta com apoio do Unicef, Separhma, sindicato dos produtores rurais e Ematerce.

Na feira, serão vendidos produtos orgânicos, livres de agrotóxicos, produzidos nas propriedades dos agricultores familiares, que são assistidos pela Ematerce. Por tratar-se de produtos orgânicos, os consumidores pagam preços mais elevados, ao comprá-los, mas, em compensação, sentem-se satisfeitos, pois ingerirão alimentos sadios e sem o receio de contaminar o organismo. A prova é que a produção e o consumo de orgânicos estão crescendo ultimamente.

Vale salientar que os produtos orgânicos, ultimamente, têm caído na preferência de muitos populares, haja vista a confiança, neles depositada, visto possuírem a denominada certificação orgânica. Orgânico não é apenas o não uso de agrotóxicos. Existe a lista de insumos, permitidos e proibidos, período de conversão para orgânicos (descanso da terra), barreira de contaminação de vizinhos, adequação social, controle de qualidade, que envolve as boas práticas de produção. Uma informação importante: se o produtor de orgânicos não consegue provar de onde adquire e como faz o manuseio da matéria prima, não é aprovado como produtor de orgânicos.