Extensionistas de Mucambo, Pacujá e Graça fazem intercâmbio técnico

12 de junho de 2019 - 11:00 # # #

Antonio José de Oliveira - antonio.jose@ematerce.ce.gov. br Fotos: Centro de Atendimento

 

As equipes dos Centros de Atendimento da Ematerce, nos municípios de Mucambo-CE, Pacujá-CE e Graça-CE, participaram, no dia 11 de junho de 2019, de um Intercâmbio Técnico, no Núcleo de Irradiação de Tecnologias de Sobral (NIT), na comunidade de São Domingos.

Durante o intercâmbio técnico, os extensionistas fizeram podas em plantas de Graviola, sob a orientação do técnico Vítor Paulo Alves de Araújo, que ressaltou possibilitar esse tipo de atividade agrícola, aos técnicos da Ematerce e aos agricultores, um aprimoramento de seus conhecimentos, habilitando-os a disseminar a informação para os agricultores familiares.

Legenda: A Ematerce, quer com seus técnicos, quer com os agricultores familiares assistidos, usa a seguinte metodologia: aprender a fazer, fazendo.

Importante destacar que Nit (Núcleo de Irradiação de Tecnologias), antes de ser uma estratégia de assistência técnica e extensão rural, é um modelo de planejamento e organização, direcionado para o trabalho de prestação de serviços rurais, que busca construir ações sistêmicas de todos os projetos envolvidos, para difusão e transferência de tecnologia. Assim, define-o o autor do Manual de Instalação dos Núcleos de Tecnologias, engenheiro agrônomo, lotado na Gerência de Apoio Técnico da Ematerce, em Fortaleza-CE, Nizomar Falcão Bezerra.