Porteiras: prefeitura promove dia especial sobre projeto de revitalização do algodão

13 de junho de 2019 - 16:12 # # #

Texto: Antonio José de Oliveira - antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fotos: Centro de Atendimento da Ematerce

Com apoio do Centro de Atendimento da Ematerce, em Porteiras-CE, a prefeitura do município, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seama) e a Embrapa/Algodão, realizou-se, no sítio Coxos, de propriedade do agricultor José Alves Santana, conhecido por Zé Penha, no dia 13 de junho de 2019, o Dia Especial do Projeto de Revitalização da Cultura do Algodão.

O evento teve como objetivo levar ao conhecimento das autoridades e dos futuros agricultores, interessados em plantar algodão, que se bem conduzido, utilizando as tecnologias, recomendadas pela pesquisa, e seguindo as orientações técnicas, é possível, novamente, investir-se nessa cultura, que causou sérios prejuízos aos bolsos dos cotonicultores com o crescente avanço da praga do bicudo nos algodoais.

Legenda: agricultor José Alves Santana, conhecido por Zé Penha, obteve satisfatória colheita de algodão, seguindo as recomendações dos técnicos da Embrapa e da Ematerce.

Informa Fátima Benício, gerente local da Ematerce, que o projeto, no município de Porteiras, possui uma área de 82 hectares, distribuída entre 22 agricultores, e sua produtividade é estimada em torno de 2.500 a 3.000kg hectares. Ressalte-se que o evento foi prestigiado por agricultores (as) do município e dos municípios vizinhos, por várias autoridades locais e da região, a exemplo do gestor municipal, Fábio Pinheiro, vereadores, secretários municipais de Agricultura técnicos da Ematerce local e da região, o gerente regional da Ematerce, José Dias Ferreira (Eudim), agentes financeiros, Embrapa/Algodão, na pessoa do entomologista e pesquisador Fábio e do técnico Gildo, as casas comerciais Cariri Agrícola (Brejo Santo), Pompílio Agrícola, São José do Belmonte, Agro Amil (Juazeiro do Norte).