Técnicos da Anater destacam trabalho de cooperativas e Ematerce no Mais Gestão
14 de junho de 2019 - 11:37 #anater #cooperativa #ematerce #Juazeiro do Norte
Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br
Na segunda comunidade visita pela comitiva da Anater, os técnicos puderam conhecer a realidade e o crescimento de um dos setores que mais tem se desenvolvido na agricultura familiar cearense, as cooperativas. No Sítio Carneiro, também em Juazeiro do Norte, os técnicos visitaram a Cooperativa dos Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais do Cariri.
![]()
Atualmente, a Cooperativa dos Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais do Cariri fornecem produtos para sete municípios da região como Caririaçu, Altaneira, Missão Velha, Lavras da Mangabeira, Barbalha, Nova Olinda e no próprio Juazeiro do Norte, onde fica sediada a cooperativa formada por 170 agricultores familiares.
A variedade de produtos comercializados vem fortalecendo a estrutura institucional e econômica da entidade, que recebe apoio do Programa Mais Gestão, uma parceria da Anater com execução no Ceará da Ematerce.
![]()
Ocupando uma área concedida pelo Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra às Secas), a cooperativa, presidida pelo produtor Francisco Ferreira Filho, mais conhecido por De Assis, percorreu uma longa etapa desde 2013 para chegar nos padrões de produção, atendimento e comercialização atuais, com 15 mil plantas de abacaxi, 400 de manga e 400 de abacate, uma unidade de fabricação de bolos, uma de beneficiamento de polpa de frutas e uma terceira de produção de carne, onde chega a vender R$45mil/mês via Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar), programa do Governo Federal com os municípios do país, onde as escolas podem adquirir até 30% dos produtos da agricultura familiar.
![]()
A área irrigada por micro aspersão também cultiva goiaba, graviola, abacaxi, manga e mamão.
Atualmente, a cooperativa fornece também para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), o PAA Conab, feiras livres e as vendas institucionais já não agregam toda a produção dos cooperados, que também vendem individualmente com o uso da DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), amparados legalmente pela cooperativa.
“Desde o começo contamos com o apoio da Ematerce, ainda quando éramos uma associação do açude, os técnicos nos assessoram montando projeto junto ao Banco do Nordeste, o Sérgio Linhares, o Lóssio ou outro técnico sempre vem quando precisamos. Com o Luz para Todos foi assim, quando não tínhamos energia, orientação para trabalhar com máquinas roçadeiras para aproveitamento de toda matéria orgânica do solo”, enfatiza De Assis.
O treinamento e a capacitação também foram decisivos para o incremento produto e o melhoramento das condições de trabalho para os associados. Segundo o diretor da Anater Benjamin Maranhão, o intercambio entre cooperativas para aprimoramento produtivo é uma política do Ministério da Agricultura, como já acontece entre os estados do Rio Grande do Sul e Alagoas.
![]()
Além do fardamento, a cooperativa conta com transporte com câmara refrigerada para armazenamento de carne, máquinas agrícolas e unidade equipada para beneficiamento de polpa de fruta.
Protagonismo feminino e familiar
Para o presidente da Ematerce Antônio Amorim, o Mais Gestão e o Projeto Dom Hélder são atores fundamentais para a formação de uma nova mentalidade sócio econômica no campo. “Na comunidade do Junco, vimos como pouco investimento é capaz de alterar a realidade de muitas pessoas, da horticultura, avicultura até o artesanato e suas variedades. E aqui, no Sítio Carneiro, percebemos a evolução de um processo de trabalho, de engajamento das famílias, dos jovens e mulheres, do manejo da inovação e tecnologia na produção”, destacou Amorim.
![]()
No Sítio Carneiro, atualmente, 45 mulheres participam da cooperativa, desde a parte administrativa a produtiva, com um impacto sócio econômico dentro e fora da comunidade onde vivem. Vanderleia de Matos Lima, 32 anos trabalha na cozinha da fábrica de bolos e já planeja fazer a própria casa. “Antes eu era dona de casa, mas quando surgiu a chance de vir trabalhar aqui há três anos não perdi. Tô muito animada!”, disse a cozinheira.
fotos: Aécio Santiago