Técnicos da Anater destacam trabalho de cooperativas e Ematerce no Mais Gestão

14 de junho de 2019 - 11:37 # # # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Na segunda comunidade visita pela comitiva da Anater, os técnicos puderam conhecer a realidade e o crescimento de um dos setores que mais tem se desenvolvido na agricultura familiar cearense, as cooperativas. No Sítio Carneiro, também em Juazeiro do Norte, os técnicos visitaram a Cooperativa dos Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais do Cariri.

Atualmente, a Cooperativa dos Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais do Cariri fornecem produtos para sete municípios da região como Caririaçu, Altaneira, Missão Velha, Lavras da Mangabeira, Barbalha, Nova Olinda e no próprio Juazeiro do Norte, onde fica sediada a cooperativa formada por 170 agricultores familiares.

A variedade de produtos comercializados vem fortalecendo a estrutura institucional e econômica da entidade, que recebe apoio do Programa Mais Gestão, uma parceria da Anater com execução no Ceará da Ematerce.

Ocupando uma área concedida pelo Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra às Secas), a cooperativa, presidida pelo produtor Francisco Ferreira Filho, mais conhecido por De Assis, percorreu uma longa etapa desde 2013 para chegar nos padrões de produção, atendimento e comercialização atuais, com 15 mil plantas de abacaxi, 400 de manga e 400 de abacate, uma unidade de fabricação de bolos, uma de beneficiamento de polpa de frutas e uma terceira de produção de carne, onde chega a vender R$45mil/mês via Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar), programa do Governo Federal com os municípios do país, onde as escolas podem adquirir até 30% dos produtos da agricultura familiar.

A área irrigada por micro aspersão também cultiva goiaba, graviola, abacaxi, manga e mamão.

Atualmente, a cooperativa fornece também para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), o PAA Conab, feiras livres e as vendas institucionais já não agregam toda a produção dos cooperados, que também vendem individualmente com o uso da DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), amparados legalmente pela cooperativa.

“Desde o começo contamos com o apoio da Ematerce, ainda quando éramos uma associação do açude, os técnicos nos assessoram montando projeto junto ao Banco do Nordeste, o Sérgio Linhares, o Lóssio ou outro técnico sempre vem quando precisamos. Com o Luz para Todos foi assim, quando não tínhamos energia, orientação para trabalhar com máquinas roçadeiras para aproveitamento de toda matéria orgânica do solo”, enfatiza De Assis.

O treinamento e a capacitação também foram decisivos para o incremento produto e o melhoramento das condições de trabalho para os associados. Segundo o diretor da Anater Benjamin Maranhão, o intercambio entre cooperativas para aprimoramento produtivo é uma política do Ministério da Agricultura, como já acontece entre os estados do Rio Grande do Sul e Alagoas.

Além do fardamento, a cooperativa conta com transporte com câmara refrigerada para armazenamento de carne, máquinas agrícolas e unidade equipada para beneficiamento de polpa de fruta.

Protagonismo feminino e familiar

Para o presidente da Ematerce Antônio Amorim, o Mais Gestão e o Projeto Dom Hélder são atores fundamentais para a formação de uma nova mentalidade sócio econômica no campo. “Na comunidade do Junco, vimos como pouco investimento é capaz de alterar a realidade de muitas pessoas, da horticultura, avicultura até o artesanato e suas variedades. E aqui, no Sítio Carneiro, percebemos a evolução de um processo de trabalho, de engajamento das famílias, dos jovens e mulheres, do manejo da inovação e tecnologia na produção”, destacou Amorim.

No Sítio Carneiro, atualmente, 45 mulheres participam da cooperativa, desde a parte administrativa a produtiva, com um impacto sócio econômico dentro e fora da comunidade onde vivem. Vanderleia de Matos Lima, 32 anos trabalha na cozinha da fábrica de bolos e já planeja fazer a própria casa. “Antes eu era dona de casa, mas quando surgiu a chance de vir trabalhar aqui há três anos não perdi. Tô muito animada!”, disse a cozinheira.

 

fotos: Aécio Santiago