Aracati: Cajucultura é tema de reunião e debate no assentamento Porto José Alves

18 de junho de 2019 - 10:49 # # #

Antonio José de Oliveira - antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fotos: Targino Bomfim

A Ematerce, por intermédio do assessor estadual para o Desenvolvimento da Cajucultura no Ceará, engenheiro agrônomo Egberto Targino Bomfim, lotado na gerência de apoio técnico, no centro gerencial, em Fortaleza, participou de uma reunião, no dia 13 de junho de 2019, no assentamento Porto José Alves, comunidade de Baixio, no município de Aracati-CE. Presentes, ainda, os pesquisadores da Embrapa/Fortaleza, Antonio Lindeberg Mesquita e Emilson Cardoso.

 

Legenda: Targino, assessor estadual da Ematerce (camisa clara), diz do objetivo da reunião, tendo a seu lado o pesquisador da Embrapa, Antonio Lindeberg.

 

Informou Targino que estiveram presentes, na reunião, produtores de caju, pesquisadores e técnicos dos escritórios regional e local da Ematerce, de Aracati, totalizando 45 participantes. Na oportunidade, houve a apresentação e discussão, sobre as principais pragas e doenças, que costumam atacar os cajueiros, no início da floração e frutificação, como: broca das pontas, traça das castanhas, cochonilhas e oídio.

Em pé, o pesquisador da Embrapa, Emilson Cardoso.

Em seguida, declarou Targino que houve uma discussão espontânea e aprofundada, por parte dos produtores de caju, técnicos e pesquisadores, quando tudo foi esclarecido, no tocante à identificação da praga ou doença e à forma de proceder ao seu controle. Acrescente-se que a Ematerce presta assistência técnica e gerencial a cajucultores em mais de 60 municípios cearenses.