Altaneira-CE: técnicos da Ematerce falam sobre realizações na Câmara de Vereadores

27 de junho de 2019 - 08:26 # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Posto Avançado de Altaneira-CE

O posto avançado da Ematerce em Altaneira-CE, através do seu coordenador, agente rural, Joaquim Neto, usou a tribuna da Câmara Municipal, a convite, para apresentar as ações desenvolvidas pela Ematerce, no atendimento aos produtores rurais familiares do município. A palestra começou com o histórico da Ematerce, missão, visão e valores, enfatizando o público-alvo, diretrizes e estrutura organizacional da empresa.

A Sessão foi prestigiada por vereadores, pelo Gerente Regional da Ematerce- Cariri Central- Francisco Lóssio, que elogiou a iniciativa do coordenador local e disse que o exemplo deve ser seguido pelos demais municípios, pelos assessores técnicos do escritório regional, pelos técnicos do escritório local de Santana do Cariri-CE e do posto avançado de Nova Olinda-CE. Presentes também, presidentes de associações de agricultores, técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Secretário Municipal de Governo, presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, comunidades de agricultores e agricultoras familiares.

Joaquim Nero ressaltou que o agricultor familiar é o público-alvo das ações de assistência técnica, através dos Programas governamentais trabalhados pela Ematerce. Como exemplos, citou o programa Hora de Plantar, que atendeu, em 2019, a 550 produtores com a distribuição de 12.2 toneladas de sementes selecionadas de milho variedade e híbrido, feijão e sorgo forrageiro e 5.000 raquetes de palma forrageira; o programa Garantia Safra, cadastrou 495 agricultores e contou com a adesão de 396 produtores; contribuiu com o êxito da campanha de vacinação contra a febre aftosa; e trabalhou intensamente para alcançar os bons resultados das cadeias produtivas da bovinocultura, ovinocaprinocultura, suinocultura, avicultura.

Falou sobre algumas culturas importantes para o desenvolvimento dos municípios tais como: a banana, o maracujá, o mamão e a tomate. Sobre as cadeias produtivas do milho, feijão, olerícolas, sorgo entre outras e, foram distribuídos inseticidas naturais(Bacillus thuringiensis), para 15 produtores, objetivando o controle de pragas, em 25 hectares de milho. Falou também, sobre as revitalizações da cultura da mandioca e da palma forrageira bem como, sua importância para a economia local e geração de renda. Evidenciou a parceria entre a Ematerce e a Secretaria Municipal de Agricultura.

Lembrou que, através do programa Agente Rural, a Ematerce assiste de forma continua e gratuita a 162 agricultores familiares, por meio dos convênios Pacto Federativo e Dom Helder Câmara e orienta mais de 1.200 agricultores familiares, através do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). A expedição de DAPs (Declaração de Aptidão ao Pronaf), crédito rural e o Programa de Convivência com o Semiárido. Foram evidenciadas as questões ambientais, através dos princípios da agroecologia e das relações do homem com o meio ambiente. Finalizou ressaltando as experiências exitosas que, através da Assistência Técnica e Extensão Rural- ATER-, muitos agricultores de Altaneira-CE conseguiram melhorar a sua renda e proporcionar uma melhor qualidade de vida às suas famílias ,sem deixar o meio rural.