Ematerce investe em Centro de Produção de Palma Forrageira na Faznor

28 de junho de 2019 - 09:31 # #

Ascom /Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Atualmente ocupando uma área de 4,5 hectares com plantação de palma forrageira na Fazenda Normal (Faznor), no município de Quixeramobim, a Ematerce vem investindo na capacitação de técnicos para Centro de Produção de Palma

Apesar de estar apenas no início, cerca de quatro anos, o projeto para criação do Centro de Produção de Palma Forrageira, no município de Quixeramobim, vem se consolidando paulatinamente. O projeto é desenvolvido na Fazenda Normal, propriedade administrada pela Ematerce, e coordenado por técnicos da empresa numa área de 4,5 hectares.

Inicialmente, a boa prática está servindo para ajudar na capacitação de técnicos e produtores e o mais importante e ajudar na alimentação do rebanho bovino e ovino da Faznor. De acordo com o diretor técnico da Ematerce Itamar Lemos, as mudas foram adquiridas pela tecnologia do fracionamento das raquetes e também com o apoio do programa Hora de Plantar.

“Atualmente a Faznor detém uma área de 4,5 hectares mas a meta é de se chegar a pelo menos 15 hectares de palma forrageira. Também se aguarda a liberação do Projeto REPALMA da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, onde se pretende que a Faznor se constitua um Centro de Produção de Palma Forrageira”, explica Itamar.

Consórcio

O trabalho é acompanhado pelo agente rural da Faznor Warlynson, a gerente da Faznor Evanira Fraga Bacelar, o técnico Josualdo Alves e o diretor técnico da Ematerce Itamar Lemos. Além da palma, a Gliricídia, que é uma leguminosa forrageira, com elevado teor de proteína e resistente a seca, também entrará no projeto como consórcio Palma x Gliricídia.

A iniciativa veio com o pesquisador em pastagens Enéas Reis Leite, professor do curso de Zootecnia da Universidade Vale do Acaraú – UVA – e ex-pesquisador da Embrapa Caprinos. A ideia é de que as duas culturas se ajudem, sendo que a gliricídia, plantada em faixas alternadas, contribua para a formação de um microclima para a palma e assim ela sofra menos pelo estresse hídrico.

 

fotos: divulgação