Juazeiro do Norte-CE: Ematerce atua em cooperativa agrícola do Cariri

3 de julho de 2019 - 08:06 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritórios da Ematerce de Juazeiro do Norte-CE e Crato-CE

A demanda por produtos para os mercados de consumo imprime um novo modelo de negócios, notadamente no setor agropecuário, com uma nova ordem de consumidores buscando a sustentabilidade ambiental, o que abre um nicho para produtos que tenham a incorporação de valores nos aspectos sociais, econômicos e ambientais. Neste sentido, a Cooperativa dos Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais do Cariri – COOPAEFARC- busca fechar parcerias institucionais que solidifiquem a cadeia, produtiva diversificada, junto aos seus cooperados de base familiar.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará- Ematerce, através dos técnicos Elcileide Mendonça e Helder Ribeiro, do escritório do Crato-Ce e Sérgio Linhares, do escritório de Juazeiro do Norte-CE, com o irrestrito assessoramento do Escritório Regional da Ematerce do Cariri Central, em parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural -ANATER-, vêm contribuir para a implantação da prática da gestão na COOPAEFARC, aliando-se à metodologia de ATER Mais Gestão.

A COOPAEFARC fica na comunidade Açude dos Carneiros, distrito de Palmeirinhas, no município de Juazeiro do Norte-CE e congrega, atualmente, 167 cooperados cultivando fruticultura irrigada como: banana, manga , goiaba, abacaxi, abacate, mamão e acerola, processando-as em polpas de frutas congeladas. Na olericultura destacamos: tomate, cebola, pimentão, pimenta, folhosas, para venda in natura. A pecuária é constituída pela criação de gado leiteiro e de corte e também, produção de queijo coalho, e lácteos.

O envolvimento da cooperativa com a Ematerce contribui para o fortalecimento da gestão participativa, pressuposto básico para o soerguimento do empreendimento. Os 167 cooperados produzem em suas terras e nas áreas da cooperativa. Os empreendedores estão distribuídos nos municípios de Altaneira, Barbalha, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Missão Velha e Nova Olinda.

Equipe de técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará -Ematerce, do Programa Ater Mais Gestão, que presta serviço aos Cooperados contribui com metodologias abrangentes e diferenciadas para suprimir as carências de assistência técnica, pesquisa, fomento e extensão rural que a atividade demanda, demonstrando a importância e força da Agricultura Familiar diversificada, para o crescimento da agricultura no Estado do Ceará.

A COOPAEFARC, em Juazeiro do Norte-CE, ocupa uma área concedida pelo Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra às Secas), à cooperativa, presidida, atualmente, pelo produtor Francisco Ferreira Filho, mais conhecido por De Assis. Desde 2013, percorre um longo caminho para chegar aos padrões atuais de produção, atendimento e comercialização, com 15 mil plantas de abacaxi, 400 de manga e 400 de abacate, uma unidade de fabricação de bolos, uma de beneficiamento de polpa de frutas e uma para produção de carne, onde chega a vender R$45mil/mês, via Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar), programa do Governo Federal com os municípios, onde as escolas podem adquirir até 30% dos produtos provenientes da agricultura familiar.

Atualmente, a cooperativa fornece também para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). O PAA-Conab, feiras livres, vendas institucionais, já não absorve toda a produção dos cooperados, que também é vendida individualmente, usando a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), amparados legalmente pela cooperativa.