Rio Grande do Norte sedia evento regional de gestores sobre agricultura familiar

4 de julho de 2019 - 15:53 # # # #

Ascom /Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Na noite da última quarta-feira (3), ocorreu a abertura do 15° Fórum Regional de Gestores e Gestoras Estaduais da Agricultura Familiar no Nordeste. O evento acontece até sexta-feira (5) e é um espaço de articulação entre secretarias estaduais, movimentos sociais, federações sindicais e outras organizações vinculadas à atividade rural para pensar políticas públicas para o desenvolvimento da agricultura familiar na região.

O presidente da Ematerce Antônio Amorim participa do evento juntamente com representantes de órgãos de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) de outros estados. Representando a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a supervisora de Fortalecimento Institucional da Unidade de Gerenciamento de Projeto (UGP) São José, Karina Holanda.

Durante a solenidade, a governadora do RN Fátima Bezerra (PT) promoveu ações voltadas aos agricultores e agriculturas familiares do estado. A primeira delas foi entregar o milésimo documento de identificação civil a uma trabalhadora rural. A agricultora Ivonilde Sousa Vieira recebeu das mãos da governadora seu primeiro RG, gesto que segundo o governo “oficializa a cidadania, dando ao sujeito acesso a outras políticas públicas”.

Nesta quinta (4), aconteceu a apresentação sobre o cenário do Semiárido, o bioma é diagnosticado com 1.127.957 km2 em 1267 municípios com 27.870.241 habitantes, 25 hab/por km2.

Na ocasião, foi realizado o registro de que nos anos de 1945, 1944, 1952 e 1958 foram criados o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), BNB (Banco do Nordeste) e Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) com o objetivo de promover obras de infraestrutura e o desenvolvimento econômico do Nordeste.

Lei

A terceira ação da noite realizada pela governadora foi sancionar a lei 10.536, que cria o Programa Estadual de Compras da Agricultura Familiar e Economia Solidária – Pecafes. A lei, criada pela deputada estadual Isolda Dantas (PT), determina que pelo menos 30% das compras governamentais de gêneros alimentício seja proveniente da agricultura familiar.

Segundo Alexandre Lima, secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), “essa pode ser considerada uma das iniciativas mais importantes desse governo. Porque a sanção dessa lei vai viabilizar que já no próximo ano nós possamos abrir um mercado de mais de 20 milhões de reais para a agricultura familiar do Rio Grande do Norte”.

fotos: divulgação

fonte: site Brasil de Fato