Ematerce participa de lançamento de nova semente de tomate

22 de julho de 2019 - 15:49 # # #

Ascom /Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Durante agenda da 68ª Expocrato (Exposição Agropecuária do Crato), que termina neste domingo (21), presidente da Ematerce Antônio Amorim, gerentes e técnicos participaram do lançamento da semente do tipo HM 2798 e que vem obtendo sucesso de colheita na Região do Cariri.

Além da feira da agricultura familiar, da inauguração da nova sede da Ematerce na Expocrato, a agenda da Ematerce foi contemplada por várias visitas técnicas a projetos produtivos e experiências exitosas de convivência com o Semiárido em diversas áreas como piscicultura, pecuária leiteira, sementes e horticultura.

Na quinta-feira (18), o presidente Antônio Amorim, o técnico e engenheiro agrônomo da Geat (Gerência de Apoio Técnico) Cláudio Matoso, o gerente Regional da Ematerce no Médio Jaguaribe, Benício Diógenes e o gerente regional do Cariri Central Francisco Lóssio. O lançamento da variedade de tomate HM 2798, da empresa HM.Clause, aconteceu na sede da Terra Fértil, na Região do Cariri.

Uma das grandes vantagens dessa variedade é a quantidade de frutos de primeira qualidade durante todo o ciclo que este híbrido proporciona ao produtor rural, em torno de 85% a 90% dos frutos com mais de 140gr. Outra vantagem, é que pode ser plantada o ano todo, e de preferência entre os meses de maio a novembro, exatamente a estação de verão para a produção agrícola.

Sobre a tomate Perseo, lançada ano passado, o técnico e engenheiro agrônomo Ciro Brito, da HM Clause, comentou sobre os resultados da variedade de semente, que já garantiu resultados satisfatórios. “A tomate Perseo, por ser uma variedade que se adaptou ao último período chuvoso da região, tem mostrado ótimos resultados no campo”, disse Ciro.

Conforme o técnico, já atingiu-se cerca de 70% do mercado no período chuvoso na região com a Perseo e a meta é trazer sempre novas variedades adaptadas a região para ajudar o trabalhador rural e os seus constantes desafios na produção agrícola.

O convite da apresentação veio da empresa Terra Fértil, sediada em Juazeiro do Norte e que atua no Cariri na comercialização de produtos e implementos agrícolas para produtores rurais e que vem fazendo um trabalho de parceria com a HM Clause, empresa multinacional que trabalha no segmento de sementes aperfeiçoadas geneticamente. Em alguns locais, com acompanhamento técnico da Ematerce, a aplicação da nova semente de tomate mostrou-se muito rentável para o agricultor.

Mercado

Uma das características mais importantes da nova planta é sua durabilidade e rusticidade, o que a tornou adaptável ao clima seco do semiárido e ainda assim com ótima qualidade até chegar na mesa do consumidor.

Durante a apresentação do novo produto, na sede da Terra Fértil, Ciro também comentou sobre os resultados da outra semente lançada ano passado e que já garantiu resultados satisfatórios, a Perseo. Esta última semente já foi teve o plantio experimentada em municípios como Farias Brito, Mauriti, Penaforte, Brejo Santo e Juazeiro do Norte.

“Já atingimos cerca de 90% do mercado na região com a Perseo e a meta é chegar a isso com a HM 2798. Já atendemos mercados, feiras, o fruto não racha, tem resistência pós colheita. Isso é muito importante para a valorização do produto final”, explica Ciro.

A Perseo, de acordo com técnicos da empresa, já atingiu a marca de 90 toneladas / hectare, ou seja de 300 a 350 caixas para cada mil pés. O próximo passo agora, segundo o presidente Antônio Amorim, é articular um Dia de Campo, onde produtores rurais, técnicos, empresários, possam conhecer de perto as vantagens das novas sementes, como o agricultor familiar pode ter acesso, financiamento e desafios.

“Precisamos nos adaptar às evoluções e inovações na área da produção agrícola e aproximar o agricultor familiar dessa realidade, visando aperfeiçoar sua produção e garantir mais mercado e sustentabilidade para seu negócio”, diz Amorim.

A Terra Fértil é uma empresa com sede em Juazeiro e lojas instaladas em mais sete municípios do nordeste, em Limoeiro do Norte, Mossoró/RN, Maracanaú, Guaraciaba do Norte, Sousa/PB, Iguatu e Barbalha. A parceria com a empresa HM Clause e a Ubyfol, no desenvolvimento e comercialização de novas sementes já existe há 25 anos.

fotos: Aécio Santiago