Ematerce realiza testes com produção de área de sorgo boliviano e ponta negra

26 de julho de 2019 - 10:10 # # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Em junho último, técnicos da Ematerce realizaram testes e estudo comparativo entre as cultivares Sorgo Boliviano x Sorgo Ponta Negra, na sede da Fazenda Normal, no município de Quixeramobim.

De acordo com o diretor técnico Itamar Lemos acompanhado pelo agente rural Antônio Warlysson Lopes Brito, o tratamento do solo foi o mesmo com área terraceada, escarificação do solo e gradagem leve; plantio em curva de nível, utilizando-se plantadeira a tração animal.

A data de realização do plantio no mesmo dia para as duas cultivares, em 18 de fevereiro de 2019. As sementes para o plantio foram tratadas quimicamente para controle de pragas de solo e a Adubação foi apenas orgânica, com esterco de gado.

O trabalho foi sugerido pelo diretor técnico Itamar Lemos com a coordenação por Josualdo Justino da Geate, executado sob a supervisão do agente rural da FAZNOR, Antonio Warlynson e apoio da gerente da Maria Evanira (Nira).

Veja outras caraterísticas do trabalho realizado

1 – Capinas com cultivador a tração animal e repasse a enxada;
2 – Chuvas no período, do plantio à colheita foi de apenas 372 mm, mal distribuídos;
3 – Os Anexos demonstram o desempenho das duas cultivares e fotos da área e das cultivares plantadas;
4 – A grosso modo a Cultivar boliviana apresentou uma produtividade a mais de 0,9 kg/ metro linear;
5 – Data da colheita para a ensilagem – 06 de junho de 2019. Estimava-se para a área, 0,81 hectares, uma produção, somando-se as duas cultivares de 34,4 toneladas. E mesmo com as baixas e irregulares precipitações se conseguiu 28,3 toneladas. Se levarmos esse dados para a produção por hectare teríamos para a estimativa inicial 42,4 toneladas por hectare e a real de 34,9 toneladas por hectare;
6 – Está sendo agora irrigada as áreas das socas dessas duas cultivares e na ocasião da colheita far-se-á outra análise comparativa;

 

fotos: divulgação