Ematerce participa de Fórum Estadual da Caprinovinocultura em Tauá-CE

1 de agosto de 2019 - 18:52 # # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Encontro reuniu produtores, técnicos e representantes de associações e cooperativas para discutir desafios do negócio na região e no Ceará. Presidente da Ematerce Antônio Amorim participou representante a empresa junto com técnicos de outros municípios

Promovido pela Associaçao dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Estado do Ceará- Acocece, de Quixadá, técnicos e representantes de entidades (cooperativas e associações de produtores) ligadas ao setor da caprivinocultura participaram, na manhã desta quinta-feira (1/08), do Forúm Estadual da Caprinovinocultura, na Câmara dos Vereadores do município de Tauá.

O encontro reuniu técnicos do IFCE-Crato (Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Ceará), do Banco do Nordeste, Ematerce, Clube do Berro, Associação de Produtores de Campos Sales, da Região dos Inhamuns, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e Prefeitura Municipal de Tauá.

A temática durante o fórum focou nos desafios do setor para se alcançar uma melhor produtividade no segmento, aumento de mercado, profissionalização e consolidação da Rota do Cordeiro, cujo objetivo principal é a implantação do núcleo de inovação do Programa Rota do Cordeiro promovendo a transferência de tecnologias para o desenvolvimento dos sistemas de produção de ovinos e caprinos de corte na região dos Inhamuns (CE).

Na ocasião, foi pautada a provação de uma agenda junto ao governador do Ceará Camilo Santana, para debater a demanda, os critérios e a estratégia para o incremento da rota como polo para o desenvolvimento econômico e social da região. Segundo o presidente da Acocece André Figueiredo, é fundamental agilizar esse processo de identificação de oportunidades para o setor e sua gestão como negócio indutor da economia local.

Mercado

Segundo dados da Produção Pecuária Municipal (PPM), pesquisa do IBGE, o Ceará possuía, em 2016, o quarto maior rebanho de caprinos do país, com 1,13 milhão de cabeças. O estado ocupava a mesma posição no que diz respeito ao efetivo de ovinos, contando com 2,31 milhões de animais. Tauá é o município cearense que possui o maior rebanho efetivo tanto de ovinos quanto de caprinos, com aproximadamente 6% da produção estadual em ambas as produções.

Para o presidente da Ematerce  Antônio Amorim, é importante o posicionamento dos produtores diante do negócio, seus desafios, oportunidades e problemas. “Temos um dos desafios que parece algo simples, que é o de oferecer mais carne, e ainda não conseguimos melhorar nossa rebanho diante disso. Atualmente, um dos grandes compradores da carne de caprino importa o produto do Uruguai e Paraguai e não dos Inhamuns. Temos dois abatedouros pra ser entregues em Tauá, dois em Parambu, Nova Russas, Monsenhor Tabosa, no entanto, não temos volume de animais para esse abate”, questionou Amorim.

Nos próximos dias 23 e 24 de agosto, em Tauá, será realizado uma feira para aproximar os produtores, discutir mercado, expor animais com reaização de concurso leiteiro e apresentação de projetos para instituições financeiras.

fotos: Aécio Santiago