Ematerce participa de reunião sobre comercialização da Cajucultura

1 de agosto de 2019 - 11:40 # # #

Antonio José de Oliveira - assessor de comunicação E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br fone: (85) 3217.7872

A Ematerce, representada pelo diretor técnico Itamar Lemos Marques, pelos assessores estaduais, da Gerência de Apoio Técnico (Geate) Egberto Targino e Aldenir Magalhães, Antonio Sales, gerente regional Metropolitano, Antonio Sales, e o extensionista Luiz Gonzaga, participou, no dia 31 de agosto de 2019, na Copacaju, de uma reunião com produtores de Caju. Presentes, ainda, representantes das Cooperativas Singulares, Associações Beneficiárias do Projeto São José e dos técnicos da UGP Lafaete, Raimundo Félix e Olímpio.

De acordo com Itamar Lemos, a reunião teve como principal objetivo discutir arranjos de comercialização e assistência técnica, dentre outros. Ressalte-se que o evento alcançou os objetivos desejados, pois colocou em destaque a Cajucultura, explorada, de forma racional, em mais de 60 municípios cearenses.

Falando sobre o desenvolvimento da Cajucultura, no Estado do Ceará, no âmbito da Ematerce, o assessor estadual, Egberto Targino Bonfim, informou que, em 2018, a empresa orientou 2.736 famílias , numa área de 6.342 hectares, com produção de 1.494 toneladas de castanha e 19.374 toneladas de pedúnculo. Isso no cultivo de cajueiros antigos.

A respeito do cultivo de cajueiro-anão precoce, afirmou Targino que, no ano passado, a Ematerce orientou 1.854 cajucultores, da denominada Agricultura Familiar, numa área de 5.749 hectares, cuja produção alcançada foi de 2.067 toneladas de castanha e 16.800 toneladas de pedúnculo.