Técnicos da Ematerce visitam Entreposto de mel em Mombaça-CE

4 de agosto de 2019 - 17:34 # # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Em visita nesta sexta-feira (2), na comunidade de Massapê, no município de Mombaça – Sertão de Senador Pompeu – técnicos, líderes de associações e o presidente da Ematerce Antônio Amorim visitaram as obras do Entreposto de Mel, que deve atender a cerca 21 produtores do Assentamento Massapê, com potencial de produção maior de seis toneladas/mês.

Por causa de mais um ano de seca na região, a florada de 2019 não foi o que os mais de 21 produtores do Assentamento Massapê esperam para esta safra, mas as perspectivas vêm aumentando com a finalização das obras do Entreposto de Mel e as capacitações da Ematerce. É pra isso que trabalha e tem esperança o agricultor familiar Antônio Manoel Teixeira, 68 anos, há 15 anos atuando no ramo da apicultura.

Segundo o técnico da Ematerce no escritório de Mombaça, Francisco Teixeira Filho, a Apicultura é uma atividade que requer um acompanhamento cuidadoso, um conjunto de ações que precisam se desenvolver harmoniosamente e envolve o manejo correto das colmeias, seu desenvolvimento, limitações, alimento, uso correto do material, localidade, aproveitamento das espécies de plantas para polinização até a fase final de comercialização.

Esses e outros temas foram discutidos durante encontros com produtores, representantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), técnicos da Ematerce, integrantes das comunidades Santa Rita, Salão e Riacho do Meio e, Xique Xique e da Acace (Associação Agrícola do Estado do Ceará e cooperativa de produtores. O encontro aconteceu no Templo Escola, no Assentamento Mombaça.

O projeto do Entreposto de Mel, financiado pelo Projeto São José III (PSJ), no valor de R$ 2.293.296,08 deverá ser entregue ainda em outubro, devido a alguns ajustes no projeto técnico. A perspectiva é que a sede passe a receber parte da produção de mel da região dos Inhamuns, incrementando não só a produção local, mas ampliando a cadeia produtiva com trabalho e renda no beneficiamento, na comercialização e distribuição.

Capacitação

No último mês, a Ematerce promoveu dois cursos sobre apicultura, ministrados pelos técnicos da Ematerce, Francisco Teixeira Filho (Chico Filho), do escritório de Mombaça-CE e coordenado pelo Médico Veterinário, Crisanto Alves, assessor estadual de apicultura da Empresa e com o apoio dos funcionários da Faznor, em Quixeramobim. 42 técnicos foram capacitados.

Atualmente, o Assentamento Massapê, em fase de regularização pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), atua com 21 beneficiários do PSJ III, 53 famílias e 500 colmeias, sendo 252 atendidas pelo projeto e produz cerca de seis toneladas/ano.

Oportunidades

Para o presidente Antônio Amorim, é importante a comunidade se apoderar do engajamento nas oportunidades, não esperar apenas o melhor momento, uma política específica de ação. “Vocês aqui tem uma juventude que pode ser mibilizada, vocês tem um caminhão baú para transporte do produto, terão um entreposto que no Ceará tem apenas mais um, tem uma equipe acompanhando regularmente. O mercado está aí pra ser explorado por vocês”, destacou Amorim lembrando a grande capacidade de se desenvolver outros segmentos como a ovinocaprinocultura, a avicultura, que apenas no assentamento são mais de mil animais.

De acordo com o técnico da Ematerce Chico Filho, o quilo do mel que é comercializado, em média a R$4,50, já há alguns produtores que conseguem vender o mel tipo Aroeira a R$10. Segundo o técnico, ainda não foram explorados corretamente a produção do pólen, o veneno da abelha e a própolis.

Na ocasião do encontro, a técnica da Acace Wilca Souza, enfatizo que já existem negociações com investidores chineses para aquisição do mel do Ceará enquanto o coordenador de produção do MST, da Brigada Florestan Fernandes, Alex Barros, ficou encarregado de mobilizar a juventude do assentamento para discutir maior integração nas atividades de produção. Além do mel, o comercio asiático ainda estuda a compra de produtos da agricultura familiar como pimenta, soja e café orgânicos e cacau.

Além de produtores e lideranças, estiveram no encontro o presidente da Cooperativa da Cooperativa do Assentamento Massapê Valdeci Luis de Sousa, Valderice Feitosa, gerente local da Ematerce em Mombaça, a agente rural Raynne Cláudia e o técnico Roque Almeida (Ematerce Mombaça).

Ranking

No estado do Ceará, a produção de mel alcançou, em 2011, 4,1 mil toneladas, colocando o estado no quarto lugar, no ranking nacional ( vide tabela abaixo). Essa produção foi obtida por 8.000 pequenos agricultores de base familiar. Hoje, devido aos sete anos ininterruptos de secas, a produção de mel baixou significativamente, sendo esperado para 2019, a retomada plena da atividade. As regiões que se destacam como principais produtoras de mel no Ceará são: Cariri, Baixo Jaguaribe, Sertões do Inhamuns e Crateús e Sertão Central. (fonte: IBGE)

fotos: Aécio Santiago