Mais Gestão e Dom Hélder são avaliados positivamente pela Anater
15 de agosto de 2019 - 20:04 #anater #ater #dom hélder #mais gestão
Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br
Na ultima quarta-feira (14), os diretores da Ematerce Itamar Lemos e Inácio Costa, diretor técnico e administrativo financeiro, respectivamente, estiveram em Brasília com diretores da Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural), com o objetivo de tratar da repactuação dos Projetos Dom Hélder Câmara e Ater Mais Gestão por conta do contingenciamento do Governo Federal.
![]()
Devido aos bons resultados apresentados pela Ematerce em ambos os projetos, os cortes não alterarão em essência esses projetos no estado do Ceará. Os diretores trataram, ainda, de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Com a boa avaliação dos projetos, a repactuação dos recursos teve um direcionamento que não prejudicará o desenvolvimento das ações junto aos agricultores familiares de baixa renda.
Segundo Itamar Lemos, há um compromisso do Governo Federal com o projeto Dom Hélder através da Anater, pois se trata de um projeto que já é um grande acontecimento no Ceará, principalmente para os produtores rurais de baixa renda, que podem ter acesso à assistência técnica e linhas de crédito.
Durante o encontro, o diretor técnico da Anater Benjamin Gomes ressaltou a importância do trabalho desenvolvido no Ceará com o Dom Hélder e Mais Gestão, constatada em visita no último mês de junho em comunidades do município de Juazeiro de Norte. “Apesar de algumas dificuldades normais e inerentes ao trabalho, cremos ser muito bom o conceito da Ematerce na Anater e o projeto terá nosso permanente apoio”, explicou Benjamin, que ainda elogiou a atuação do presidente Antonio Amorim à frente da Ematerce.
Atualmente, o Mais Gestão atende a 24 entidades sendo 22 cooperativas e duas associações, onde existe uma investimento forte na organização desses agricultores por meio do associativismo e cooperativismo, visando fortalecer a melhor produção e a comercialização dos produtos. “O pequeno produtor só pode competir com um pouco mais de força e igualdade se estiver organizado em cooperativas e estamos aqui com um apoio importante da Asbraer e da OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) para consolidar esse conceito junto aos agricultores familiares”, destacou Itamar Lemos.
![]()
Crédito
O diretor técnico da Ematerce enfatizou, também, que foi conversado com os técnicos do Mapa acerca de aditivo de prazo ao convênio já existente, referente à prestação de assistência técnica a produtores rurais cooperados. E pela repercussão positiva do Dom Hélder, espera-se a efetivação de uma parceria com o Banco do Nordeste (BNB) para fomento de pequenos financiamentos através do programa AgroAmigo.
No Ceará, já foram 680 projetos de fomento liberados pelo Dom Hélder e 588 executados com recursos no valor de R$2,4 mil por família com projetos de fomento nas áreas de ovinocaprinocultura, avicultura, artesanato, ovos caipira entre outros.
fotos: divulgação