Ematerce incentiva uso da manipueira no combate ao oídio nos cajueiros

20 de agosto de 2019 - 14:39 # # #

Antonio José de Oliveira - assessor de comunicação E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: 85.3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), no combate à doença oídio, nos cajueiros, vem incentivando o uso da Manipueira (Palavra indígena que define o suco leitoso e venenoso (ácido cianídrico), obtido da mandioca ralada por compressão no tipiti).

Há, ainda, a antracnose, nos cajueiros, que se caracteriza pelo aparecimento de pontos encovados, de várias cores, nas folhas, necrose nas nervuras, caules, frutos ou flores, muitas vezes resultando em murchidão e morte dos tecidos. Frise-se que o oídio e a antracnose causam sérios prejuízos econômicos aos bolsos dos produtores de caju.

Como exemplo, cite-se a ação extensionista, adotada pelos produtores de caju, na comunidade de Cedro, município de Acaraú, situado no Norte do Ceará. A orientação, prestada aos cajucultores, é a mistura de 1 litro de manipueira, para 1 litro de água, acrescida de 1% de farinha de trigo. Segundo o diretor técnico da Ematerce, Itamar Lemos Marques, ela pode ser utilizada, também, como adubo foliar, que, nesse caso, não se faz necessário o emprego da farinha de trigo.