Gerente da Ematerce em Tabuleiro recebe título de cidadão limoeirense

1 de setembro de 2019 - 18:02 # # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

O gerente local da Ematerce de Tabuleiro do Norte-CE, o engenheiro agrônomo José Eliaci Pinheiro Peixoto, foi mais uma vez homenageado, desta vez com o título de Cidadão Limoeirense. O título de cidadão do município de Limoeiro do Norte foi concedido na manhã desta sexta-feira (30), em solenidade na sede da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), com a presença de familiares (foto abaixo), amigos e profissionais que acompanharam parte da trajetória do técnico da Ematerce.

Esta é a terceira homenagem que o engenheiro agrônomo recebe em dois anos. Em 2017, foi homenageado com a Comenda Destaque Extensionista 2017, na Câmara Federal, em Brasília, e este ano com agraciado com a Comenda Chico Mendes, no dia 8 junho, na Escola Estadual de Educação Profissional Avelino Magalhães, por ocasião das comemorações da emancipação do Município de Tabuleiro do Norte.

Formado pela Universidade Federal do Ceará, Eliaci passou passou a trabalhar no projeto de irrigação Curu-Recuperação em Pentecoste, de 1976 a 1980 prestando assistência técnica em agricultura irrigada a 180 famílias irrigantes daquele projeto, residindo em Fortaleza.

Promovido a assessor Regional de projetos, ainda em 1980, foi transferido para o Escritório Regional da Ematerce em Limoeiro do Norte, passando a desenvolver atividades de assessoramento técnica e apoio às equipes dos escritórios da empresa do Baixo Jaguaribe, com destaque a projetos no âmbito do programa Promovale/Provarzeas.

Para o diretor técnico da Ematerce Itamar Lemos, a homenagem ao colega é um reconhecimento valioso diante de todo o serviço e profissionalismo prestados na região junto aos produtores rurais. “Nos honra muito esse momento; um verdadeiro patrimônio técnico, moral e cultural de nossa empresa, expressamos nossa alegria por tão justo reconhecimento, ao receber mais um título de cidadania, agora do município de Limoeiro do Norte”, destacou Itamar.

História

Em 1983 passou a morar com a família em Limoeiro do Norte, onde reside até hoje. Exerceu a função de Gerente Local nos escritórios da Ematerce de Limoeiro do Norte e Russas, sempre residindo em Limoeiro do Norte. Em 1998 foi transferido para Tabuleiro do Norte, passando a responder pela Gerencia do Escritório Local até hoje, continuando sua residência em Limoeiro do Norte.

É pai de quatro filhos; Patricia (arquiteta), Mariana (dentista), Clarissa (formada em Comunicação) e Claudio Mark (Tecnólogo em Irrigação), criados e educados em Limoeiro do Norte, na Escola Normal e no IFCE.

Em todo esse percurso, permaneceu residindo em Limoeiro do Norte, portanto há 36 anos, gozando sempre do respeito e da acolhida dos Limoeirenses. Seus filhos e netos sempre retornam a essa terra querida pra o convívio da família.

Fonte: divulgação