Agentes rurais iniciam capacitação para o Projeto Dom Hélder Câmara

2 de setembro de 2019 - 14:13 #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

A quarta turma de agentes rurais bolsistas, que irão atuar no Projeto Dom Hélder Câmara começou nesta segunda-feira (2), no Cetrex (Centro de Ensinamento e Treinamento em Extensão Rural) capacitação para início da Assistência Técnica (Ater) dentro do Projeto Dom Hélder Câmara. A nova turma teve a participação de 43 agentes selecionados.

A coordenação do curso teve a participação Bia Mota, Antonio Vieira Júnior, José Leitão Filho, do Núcleo de Gestão de Pessoas (Nugep), Tarciso Pinto, gerente de Programas e Projetos Especiais, a psicóloga Fernanda Aquino, o assessor estadual Marcondes Oliveira e a apresentação do presidente da Ematerce Antônio Amorim. Na ocasião, o presidente destacou a repactuação com Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural), que visa garantir os recursos para as ações nos projetos Dom Hélder Câmara e Mais Gestão no Ceará.  “O encontro com a diretoria da Anater, que aconteceu, em agosto último, em Brasília-DF, foi decisivo para alinhar a realocação dos investimentos; e não teremos prejuízo de continuidade”, salientou Amorim.

O objetivo da capacitação que tem 40 horas/aula e se estende até sexta-feira (6), é a habilitação dos técnicos na operacionalização do Projeto dom Helder Câmara. Pela primeira vez no Brasil, a capacitação foi realizada integralmente por técnicos da Ematerce, uma articulação do diretor técnico Itamar Lemos, visando à economia de custos e otimização dos conhecimentos entre os técnicos da Ematerce, que já podem replicar a estratégia e todo o planejamento do projeto. No total, participam do curso 43 agentes entre tecnólogos, veterinários e engenheiros agrônomos.

Projeto Dom Hélder Câmara

O projeto Dom Hélder Câmara tem o principal objetivo de trabalhar para redução e a erradicação da pobreza rural e das desigualdades do Semiárido, mitigando os efeitos causados pelas condições climáticas adversas, por meio da integração de de políticas públicas federais, estaduais e municipais. Com este objetivo, foi assinado na Assembleia Legislativa, em dezembro de 2017, o Instrumento Específico de Parceria entre Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará), através da II etapa do Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC).

Nesta segunda etapa, o projeto vai atender 85 municípios cearenses,sendo 80 municípios da primeira etapa e cinco da segunda, beneficiando 5.344 mil famílias de baixa renda pelo PDHC I e 297 pelo PDHC II, no total de 5.641 mil famílias atendidas com assistência técnica e extensão rural, projetos de fomentos individuais e coletivo e fomento para alimentação animal, tendo como público-alvo agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais e assentados da reforma agrária.

fotos: Aécio Santiago