Agricultores de Barreira-CE discutem sobre agricultura familiar

13 de setembro de 2019 - 11:23 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Edilmo Gurgel

Plantio de cajueiros anão enxertados

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, a Associação dos Agropecuaristas, Beneficiadores de Castanha e Caju de Barreira-CE, a Prefeitura Municipal de Barreira-CE e a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Agrário, promoveram, dia 12 de setembro, o II Seminário de Organização Produtiva da Agricultura enfocando o tema “ Estratégias e Possibilidades de Fortalecimento da Agricultura Familiar”. O evento teve por objetivo, articular parcerias, visando o fortalecimento da agricultura familiar, microempreendedores e produtores em geral e também, repassar informações sobre extensão rural, assistência técnica e acesso às diversas linhas de créditos.

Diretor Técnico da Ematerce Itamar Lemos, falando durante a abertura do Seminário

A pauta do Seminário constou de palestras sobre crédito rural, proferida pelo gerente de crédito do Banco do Nordeste, agência de Baturité-CE, Esaú Alves, Programas Sociais, pela nutricionista, Liduína Felipe, falaram sobre cajucultura, extensão rural e assistência técnica, os técnicos da Ematerce, Egberto Targino (assessor estadual de fruticultura) e Macilio Simão (responsável pelo posto avançado da Ematerce de Barreira-CE), respectivamente.

Engenheiro Agrônomo da Ematerce falando sobre cajucultura

No tema sobre Crédito Rural, o gerente do BNB de Baturité-CE, Esaú Alves falou sobre as diversas linhas de crédito disponíveis no Banco do Nordeste com especial atenção às várias modalidades de Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. A nutricionista Liduína Felipe, falou sobre a atuação do município na aquisição de produtos alimentícios provenientes da agricultura familiar, através do PAA- Programa de Aquisição de Alimentos e PNAE- Programa Nacional de Alimentação Escolar, direcionados para a merenda escolar das unidades públicas, em Barreira-CE. O Engenheiro Agrônomo Egberto Targino, falou sobre a cajucultura e sua importância econômica para o Ceará e, especificamente, para Barreira-CE. O técnico da Ematerce Macilio Simão, falou sobre as politicas públicas direcionadas aos agricultores familiares e também, sobre a DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf.

Feira da Agricultura Familiar

Participaram do evento, mais de 90 produtores rurais dos municípios de Barreira -CE e vizinhos. A solenidade de abertura contou com as presenças do Prefeito de Barreira- CE, Alailson Saldanha, do Vice- Prefeito, Paulo Romão, do secretário municipal de agricultura, Sibelison Freitas, da secretaria adjunta, Maria Luciene, do diretor técnico da Ematerce, Itamar Lemos, do gerente regional da Ematerce, Olegário Rocha, do assessor de fruticultura da Ematerce, Egberto Targino, vereadores, representações de comunidades rurais, gerentes das agências do Banco do Nordeste de Baturité-CE e Pacajus-CE, sindicatos rurais e secretários de municípios da região.