Ematerce: dirigentes e assessor participam de reunião sobre o Pimp

17 de setembro de 2019 - 14:48 # # #

Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicação e Ouvidor E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872 Foto: Itamar Lemos

O presidente da Ematerce, o diretor técnico e o assessor estadual, respectivamente Antonio Rodrigues de Amorim, Itamar Lemos Marques, e Nizomar Falcão Bezerra participaram, na manhã de terça-feira, 17/09/19, na Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), de uma reunião com foco no Projeto de Irrigação na Minha Propriedade (PIMP). Presentes, ainda, representantes da SDA, regional do Baixo Jaguaribe, Codaf/SDA, Audipin, Empresa Daniel, Prefeitura de Morada Nova e IDEF (Instituto para o Desenvolvimento da Economia Familiar).

Legenda: Ao centro da mesa, o presidente da Ematerce, Antonio Amorim.

Na oportunidade, discutiu-se a respeito da valorização e implementação do mencionado projeto, cujo objetivo é fortalecer o negócio da Agricultura Familiar, por meio da facilitação do acesso de agricultores(as) e jovens rurais a eficientes sistemas de irrigação por gotejamento e microaspersão. Vale salientar que, para serem beneficiados pelo do Pimp, os agricultores têm de atender, dentre outros critérios, os seguintes: ser agricultor(a) familiar; ser proprietário do imóvel rural, ou possuir documento contratual da terra por, pelo menos, 10 anos.

Segundo o diretor técnico da Ematerce, Itamar Lemos, serão instalados cerca de 100 sistemas de irrigação, no perímetro de irrigação do município de Morada Nova, que abrange os municípios de Morada Nova e Limoeiro do Norte. “Todos já têm outorgas conseguidas, na SRH (Secretaria de Recursos Hídricos), e os projetos foram feitos pelo IDEF, faltando agora a escava das valas, para que os sistemas sejam instalados”, explica Itamar.

Essa será a contrapartida do agricultor, enquanto as prefeituras de Morada Nova e Limoeiro comprometeram-se a apoiar essa etapa com as retroescavadeiras. No PIMP, o produtor recebe o sistema de irrigação, que hoje custa em torno de R$ 10 mil e paga 50% desse valor, com dois anos de carência, e cinco para pagar em parcelas iguais e anuais.

A SDA e Ematerce articulam-se com os agentes financeiros Banco do Nordeste e Banco do Brasi, para financiar os projetos produtivos de custeio e/ou financiamento de infraestrutura, em vários outros municípios, que possuam unidades, nas quais estão instalados os kit´s de irrigação do PIMP.

O projeto é uma parceria igualitária financeira do Governo do Ceará com o antigo Ministério da Integração, hoje, Ministério de Desenvolvimento Regional. A meta será implantar 1.363 sistemas de irrigação para os agricultores(as) familiares. Foram implantados 100 projetos e, aproximadamente, 700, em fase de instalação, iniciando-se pelos municípios de Quixelô, Iguatu, Morada Nova, Limoeiro do Norte e Orós.

Os agricultores devem, também, pertencer, preferencialmente, a associações ou a cooperativas; possuir fonte de água segura e de qualidade durante todo o ano; possuir fonte de energia, suficiente, para utilização do sistema (quem não dispõe de energia pode usar diesel); apresentar análise de solos da área a ser beneficiada; não ter pendências burocráticas (débitos fiscais, bancários, legais ou jurídicos; aceitar e seguir as recomendações técnicas, repassadas pela Ematerce e pelo Instituto Agropolos.