Ematerce: regional Cariri-Central faz palestra sobre Avicultura

17 de setembro de 2019 - 15:49 # # #

Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicação Social E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), regional Cariri-Central, fez uma palestra, na Comunidade Aroeiras, no município de Missão Velha-CE, sobre Avicultura, Manejo, Sanidade Animal, Segurança Alimentar e Nutricional, tendo por palestrantes o médico veterinário Francisco Rosefran Lins e Silva e a extensionista social Maria Edna. Ambos tiveram apoio e participação dos técnicos do Projeto Dom Hélder Câmara, Raimundo Gonçalves e Francieli, do escritório local de Missão Velha.

O evento contou com a participação de 29 famílias, das comunidades de Tabocas, Piçarra e de Malhada da Areia, sendo 11 participantes do Projeto Dom Hélder Câmara, beneficiários do Projeto de Avicultura. |Trata-se, pois, de mais uma atividade, explorada pelos agricultores familiares, nos Núcleos de Irradiação de Tecnologias (NIT), ou seja, a criação de aves rústicas.

Atualmente, para que a criação de aves caipiras seja uma atividade rentável, a criação de galinha caipira tradicional está sendo cruzada com raças exóticas puras, como a Carijó, a Ródia e a Vermelha. Ressalte-se que existe uma procura muito especial por ovos de galinha caipira e são vendidos a preço superior aos ovos de galinha de granjas comerciais. É um alimento excelente, para ser ofertado às crianças, em idade escolar, e um ingrediente numa série de alimentos, produzidos nas comunidades rurais.