Ematerce e Instituto Agropolos treinam técnicos em irrigação para atuarem no PIMP

19 de setembro de 2019 - 09:56 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Cedidas por Nizomar Falcão

Técnicos da Ematerce sendo treinados em irrigação.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará- Ematerce, com o apoio técnico – financeiro do Instituto Agropolos, vem promovendo, desde o ano passado- 2018-, uma série de 3 cursos de irrigação (manejo de solos e equipamentos de irrigação localizada) objetivando habilitar os técnicos da Ematerce a prestarem assistência técnica aos projetos do PIMP.- Programa de Irrigação em Minha Propriedade. O montante gasto nos 3 cursos foi de R$ 36.000,00.

O curso consta de aulas teóricas e práticas e já foi ministrado para os 36 técnicos de 12 regiões administrativas da empresa. Cada curso tem a participação de 20 técnicos Para concluir a capacitação, será promovido, no período de 04 a 08 de novembro, em Iguatu-CE, para técnicos dos regionais do Cariri, Cariri Oeste, Cariri Leste, Sertão dos Inhamuns, Sertão de Crateús e Centro Sul.

Aulas práticas sobre irrigação localizada.

Entre os temas tratados, constam da programação dos eventos os seguintes assuntos: conservação da água e do solo; interpretação de análises de solos e recomendação de adubação e; reúso de águas, dentre outros temas correlatos, de modo que os investimentos realizados pelos agricultores tenham respostas econômicas efetivas objetivando a melhoria da qualidade de vida e da sociedade.

O PIMP- PROGRAMA DE IRRIGAÇÃO EM MINHA PROPRIEDADE

O projeto é uma parceria igualitária financeira do Governo do Ceará com o antigo Ministério da Integração, hoje, Ministério de Desenvolvimento Regional. A meta será implantar 1.363 sistemas de irrigação para os agricultores(as) familiares, No Ceará, foram implantados 100 projetos e, aproximadamente, 700, em fase de instalação, iniciando-se pelos municípios de Quixelô, Iguatu, Morada Nova, Limoeiro do Norte e Orós.

No PIMP, o produtor recebe o sistema de irrigação, que hoje custa em torno de R$ 10 mil e paga 50% desse valor, com dois anos de carência, e cinco para pagar em parcelas iguais e anuais.

CRITÉRIOS PARA PARTICIPAR DO PIMP

Os agricultores devem, também, pertencer, preferencialmente, as associações ou a cooperativas; ser agricultor familiar; possuir fonte de água segura e de qualidade durante todo o ano; possuir fonte de energia, suficiente, para utilização do sistema (quem não dispõe de energia pode usar diesel); apresentar análise de solos da área a ser beneficiada; não ter pendências burocráticas (débitos fiscais, bancários, legais ou jurídicos; aceitar e seguir as recomendações técnicas, repassadas pela Ematerce e pelo Instituto Agropolos; ser proprietário ou possuir documento contratual da terra pelo menos por 10 anos; não possuir sistema de irrigação fixo; estar disponível e habilitado cadastralmente para utilização de linhas de crédito rural, se necessárias, para uma boa utilização do sistema de irrigação; estar adimplentes com as politicas públicas; estar em dia com a vacinação do rebanho; aceitar os termos de empréstimos obrigatórios para aquisição dos sistemas; aceitar que a área de instalação do sistema de irrigação seja georreferenciada; ter bom desempenho no exercício de suas atividades agropecuárias; nos projetos de pastagem, estar preferencialmente participando do programa Leite Fome Zero e estar no entorno dos tanques de resfriamento, objetivando melhorar sua reserva estratégica e sua produção de leite; as atividades devem respeitar os princípios da transição agroecológica e/ou da agroecologia e; finalmente, ter a sua disposição assistência técnica para melhorar seus processos técnicos, produtivos e gerenciais.