Ematerce, prefeitura e Senar promovem ações em comunidade rural de Frecheirinha

30 de setembro de 2019 - 10:45 # # #

Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicação Social E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

Por solicitação do escritório local da Ematerce, em Frecheirinha-CE, foi lançado, na última sexta, 27/09/19, na comunidade Oiticica, em Frecheirinha, o Programa Saúde do Homem e da Mulher do Campo. O evento contou com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)-CE, do Sindicato Rural de Ubajara, que responde pelo município, e da Secretaria de Saúde.

Legenda: Gerente Regional da Ematerce, na Zona Norte do Estado, Pedro Máximo, diz da importância do lançamento do Programa Saúde do Homem e da Mulher do Campo em benefício das famílias rurais e das ações da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará no meio rural.

Para o gerente da Ematerce, zootecnista Francisco Caio Vasconcelos, o Programa Saúde do Homem e da Mulher do Campo leva aos agricultores exames preventivos da próstata, papanicolau, além de oferecer palestras educativas, relacionadas à higiene pessoal e à transmissão de doenças, incluindo momentos de beleza e de elevação da autoestima (cabeleireiro e manicure) e a entrega de kits com produtos para higiene bucal e corporal.

Informou, ainda, ser um dos Programas Especiais, levados pelo Senar, a partir de demandas locais, sendo que, em 2019, cerca de 22 cidades solicitaram o programa, mas, apenas, oito foram contempladas. Destacou, também, ter Frecheirinha o privilégio de sediar um evento tão importante para a melhoria da qualidade de vida dos moradores do campo. O programa atingir 119 homens e 107 mulheres, considerado um sucesso pela comissão organizadora.

Legenda: Participantes do Curso de Pães e Bolos receberam certificados e elogiaram a iniciativa da Ematerce e dos órgãos parceiros.

Em seguida – frisou Francisco Caio – que, paralelo a esse evento, aconteceu também o Programa Prefeitura ao Seu Lado, que ensejou outras ações, para a comunidade, dentre as quais, a emissão de documentos, almoço coletivo e inscrições do Programa Garantia Safra em parceria com a Ematerce e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Frecheirinha.

Vale salientar que, no decorrer da programação do evento, foi feita a entrega dos certificados do curso de pães e bolos, promovido na comunidade, no mês de junho, por meio de um pedido do escritório local da Ematerce ao Senar, beneficiando 18 participantes. Acrescentou Caio Vasconcelos que a missão da empresa não se resume somente em oferecer orientação e acompanhamento técnico aos agricultores e familiares assistidos, mas assume o compromisso de contribuir para a melhoria das condições de vida do seu público-meta, mediante o acesso aos recursos financeiros e de produção, como essenciais a uma vida digna e salutar no meio rural.

Legenda: Equipe dos técnicos da Ematerce, dos escritórios regional e local, foram elogiados pelos participantes e autoridades presentes ao evento.

Reportando-se ao Programa Espcial do Senar, a coordenadora Carolina Machado destacou a importância desses exames e as ações para a população rural, visto este público ser carente, necessitando, assim, de uma atenção maior das autoridades. Adiantou que, dessa forma, o Senar busca diminuir essa distância e oferecer, não apenas assistência técnica, mas também bem-estar àqueles que se esforçam, para alimentar a população urbana. Prestigiaram o evento o prefeito municipal Helton Luís, a primeira- dama Leilane, o gerente regional da Zona Norte da Ematerce, Pedro Máximo, a assessora regional da Zona Norte, Auxiliadora, a gerente local, Edmatima Mendes, vereadores locais, secretários municipais e autoridades e líderes comunitários.