Altaneira: Sucesso o 2º Encontro Municipal das Associações Comunitárias

3 de outubro de 2019 - 15:01 # # #

Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicação Social E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (*%) 3217.7872 Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Altaneira

A Ematerce, por intermédio do posto avançado de Altaneira-CE, participou, no sábado (28/09/19), do 2º Encontro das Associações Comunitárias do Município de Altaneira, promovido pelo governo municipal e realizado pela Secretaria de Agricultura, em parceria com a Ematerce e o Projeto Paulo Freire. O evento objetivou, não apenas, o diálogo, a exposição de ideias e as necessidades sentidas, mas também as apresentações e prestação de contas das atividades, desenvolvidas pelos parceiros nas comunidades rurais.

LEGENDA: Ao fundo da foto, o gerente da Ematerce, escritório de Santana do Cariri, Antonio Fernandes, e o coordenador do posto avançado de Altaneira, Joaquim Neto dizendo da importância do encontro e agradecendo as presenças dos participantes.

Do 2º Encontro, participaram o prefeito Dariormar Rodrigues, os secretários municipais da Cultura e da Agricultura, presidentes de associações e membros das diretorias, o gerente do escritório local da Ematerce, de Santana do Cariri, Antonio Fernandes, o coordenador do posto avançado de Altaneira, Joaquim Neto, e o gerente do Projeto Paulo Freire Cariri-Oeste, Josué Dantas.

Para o prefeito Dariomar, a ideia da promoção desses intercâmbios foi um momento ímpar, pois colocou, frente a frente, agricultores, visando estimular a troca de conhecimentos de realidades distintas, entre as comunidades rurais, com a compreensão de que essas famílias cumprem importante papel, no desenvolvimento econômico, ambiental e sustentável, do município de Altaneira, fortalecendo, valorizando e abraçando as oportunidades, para que cada associação se torne independente.

A Ematerce, representada pelo gerente local, Antonio Fernandes, e pelo técnico Joaquim Neto, responsável pelo posto de atendimento de Altaneira, ministraram palestra, sobre o Programa Garantia Safra e os indícios de irregularidades, nas Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), em Altaneira, afora mecanismos, adotados, para realização de seus desbloqueios. Na ocasião, o prefeito destacou a participação da Ematerce como parceira da Secretaria Municipal de Agricultura.

Com a palavra, o gerente do Projeto Paulo Freire, Josué Dantas, falou a respeito do montante de mais de 1 milhão de reais, investidos, nas associações do município de Altaneira, em projetos produtivos, através Projeto Paulo Freire, financiados pelo Fida (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola), aquecendo, assim, a economia local e gerando empregos e renda para as famílias rurais.

Finalizando o evento, o presidente da Associação da Serra do Valério, Roberval Liberalino, representando todas as associações presentes, destacou a parceria, firmada entre governos municipal e estadual, por intermédio da Secretaria de Agricultura e da Ematerce. Em seguida, agradeceu os esforços e as oportunidades que o governo municipal e estadual vêm dispensando aos agricultores familiares, abraçando essa causa, que incrementa a denominada Agricultura Familiar.

No final de seu discurso, sugeriu aos agricultores familiares o cultivo da terra, pois se não fosse com hortaliças, mandioca, milho e feijão, que fosse com outras culturas ou outras atividades. Lembrou, ainda, que se não existissem as associações, não existiria o agricultor organizado; e, se não houvesse apoio, incentivo e as parcerias, não existiria a Agricultura Familiar, nem tampouco alimentos saudáveis sobre a mesa da população brasileira.