Ematerce de Carnaubal-CE orienta produtor de hortaliças

11 de outubro de 2019 - 09:23 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Posto avançado de Carnaubal-CE

O agricultor familiar Daniel Ribeiro de Souza, proprietário do sítio Cachoeira do Norte ( com área total de 4,8 hectares), no município de Carnaubal-CE é atendido pelo posto avançado da Ematerce, através do técnico Ademir Menezes que orienta os plantios de pimentão, cenoura, beterraba, cebola de cabeça, couve, coentro, cebolinha, além de outras folhosas, dando ênfase às técnicas de irrigação e adubação que, a partir da análise de solo da área cultivada, se deu um novo direcionamento mais racional para aumentar a produção e a produtividade das culturas. Segundo o técnico Ademir Meneses, “depois das orientações técnicas, com relação à adubação e a irrigação, o produtor está obtendo melhores resultados do plantio, melhorou substancialmente a produção e a renda da propriedade”.

O sítio Cachoeira do Norte, de propriedade do agricultor familiar Daniel Ribeiro, tem 4,8 hectares de área total e toda a sua produção de hortaliças é vendida ao Programa de Aquisição de Alimento- PAA e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e também, na feira livre do município, obtendo uma renda mensal liquida de R$ 5 mil. A força de trabalho é constituída de quatro membros da família e dois empregados temporários.

Atualmente, o técnico Ademir Menezes está recomendando a colheita e pós-colheita da cebola de cabeça, por meio do processo de “cura”, arranquio da planta inteira, sem que as folhas se soltem do bulbo e deixe secando ao sol, por 5 dias. Após esse período, quando as folhas e a camada externa dos bulbos estiverem completamente secas, as cebolas podem ser armazenadas em locais frescos e secos no galpão, durante 15 dias.