Ematerce participa de audiência pública na Assembleia sobre Apicultura

21 de outubro de 2019 - 16:23 # # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br fotos: Aécio Santiago

Convocada pela Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido, presidida pelo deputado estadual Acrísio Sena (PT), foi realizada na manhã desta segunda-feira (21), audiência pública, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, no auditório das comissões, para discutir estratégias, dificuldades e perspectivas da Apicultura no estado.

Com a presença de representantes de produtores de mel de 25 municípios cearenses, autoridades e integrantes de várias entidades governamentais, do setor de exportação, sindicatos, associações e cooperativas, discutiram os rumos da produção de mel no estado diante do cenário de queda de vendas e da produção de um dos principais produtos da agropecuária cearense.

A audiência atendeu requerimento do deputado estadual Acrísio Sena, que destacou a importância do segmento no dia a dia de milhares de agricultores familiares e médios produtores, onde a produção do mel está presente em 80% dos municípios com uma produção anual de 1,77 mil toneladas, ocupando a quinta posição no ranking nacional, atrás de Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Piauí, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísca).

As principais queixas dos produtores foram a queda do preço do produto, a necessidade de se organizar para fortalecer as vendas, principalmente para exportação, acesso a ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) mais permanente para estimular e manter o produtor no campo e focado no setor e certificação.

Para o presidente da Ematerce Antônio Amorim, este momento de debate em torno da apicultura é muito importante, porque é um debate não apenas sobre produção mas, sobretudo, comportamento alimentar do consumidor, valor nutricional para crianças. “Vivemos há pouco tempo situação semelhante com o caju e atualmente vendemos grande parte da nossa produção do caju de mesa para São Paulo. Outro detalhe fundamental nesse processo da apicultura é o registro com a origem do produto, porque você valoriza a região e certifica a sua qualidade”, explicou Amorim.

Atualmente, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário já investiu na instalação de 34.904 colmeias, sendo 5.218 através do Projeto Paulo Freire, 17 mil pela Coordenadoria de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas da Pecuária (Codep) da SDA e 12 mil pelo Projeto São José, também vinculado a secretaria.

Representatividade

Além do presidente da Ematerce Antônio Amorim e do diretor técnico Itamar Lemos, participaram o técnico em Apicultura Crisanto Alves, o técnico do Projeto São José Raimundo Félix, o coordenador da Codep Márcio Peixoto, o secretário ajunto do Desenvolvimento Econômico da Adece (Agência do Desenvolvimento do Ceará) Ricardo Sales, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec) Flávio Saboya, Samuel Menezes, coordenador da Rota do Mel no Brasil pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Cristina Diniz da Conab, o presidente da Federação dos Apicultores do Ceará (Fecap), Irineu Fonseca, José Amorim, diretor da Adagri entre outros.

Nesta terça-feira (22) acontece, no município de Crateús, a 4ª reunião do Comitê Gestor do Programa Rota do Mel Sertões de Crateús/Inhamuns, 8h30, no Centro de Treinamento Dom Fragoso. Segundo o coordenador da rota Samuel Menezes, o Ceará pode avançar e estar entre as primeiras colocações de produtores do mel do país. “Técnico de Santa Catarina, Paraná, vêm se formar aqui no Ceará, porque todos sabem ondem estão os melhores profissionais do setor. Então porque não estamos entre os maiores produtores”, destacou Samuel.

Cooperativismo

Mais uma vez foi enfatizada a necessidade do fortalecimento dos produtores por meio de cooperativas para agregar mais valor à comercialização do produto, sua diversificação e qualificação. Foi dada como exemplo a venda do mel em sachê, prática ainda não muito massificada e nem viabilizada em escolas públicas pelo programa de venda institucional como o Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Nesse formato, dizem especialistas e produtores na audiência, o preço pode aumentar em 20%.

Umas das ações deliberadas da audiência foi a realização dos seminários sobre Apicultura voltados para produtores, prefeituras e entidades fomentadoras de projetos na área. Os cursos serão ministrados pela Ematerce na região Norte, Cariri, Maciço de Baturité e mais duas regiões a serem definidas.