Fazenda Normal: Ematerce capacita 3ª Turma de extensionistas e bombeiros em Apicultura

4 de novembro de 2019 - 14:41 # # #

Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicação da Ematerce E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) iniciou, nesta segunda-feira, 4 de novembro de 2019, prolongando-se até dia 8, do mês em curso, na Fazenda Normal, de sua propriedade, o Curso de Capacitação em Apicultura, para a 3ª turma de técnicos, cujo instrutor é o extensionista e criador de abelhas, lotado no escritório da Ematerce, em Mombaça-CE, Francisco Filho, mais conhecido por Chico Filho.

Legenda: presidente da Ematerce, Antonio Amorim, abre os trabalhos do Curso, agradece ao instrutor Chico Filho pela dedicação; à gerente da Faznor, Evanira Braga, e à sua equipe de trabalho pela excelente acolhida e a todos os participantes do curso pelo interesse demonstrado em conhecer mais sobre apicultura.

Segundo a gerente da Fazenda Normal, Evanira Fraga (foto abaixo), estão sendo capacitados 20 técnicos da empresa, lotados nos escritórios de Barro, Acaraú, Porteiras, Jati, Parambu, Limoeiro do Norte, Russas, Tauá, Mombaça, Morada Nova, Ibicuitinga, Camocim, Cascavel, Quiterianópolis, Tabuleiro, Aiuaba, Carnaubal e Horizonte. Participam, ainda, três pessoas, do Corpo de Bombeiros, dando continuidade a uma ação de parceria com a Ematerce, visto terem, às vezes, de atender à situação emergencial de conflito, quando da presença de abelhas, em residências, situadas nas cidades. Os bombeiros aprenderão a lidar com abelhas, de forma correta, sem matá-las e fazendo o aproveitamento dos enxames para as áreas de criatório.

Legenda: À direita da foto, Evanira Fraga, gerente da Fazenda Normal, saúda o presidente da Ematerce, Antonio Amorim, e os participantes do curso sobre apicultura. À esquerda da foto, o técnico e instrutor da Ematerce, Chico Filho.

Na abertura do evento, o presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância de os extensionistas estarem, devidamente, capacitados, na prestação de orientações técnicas aos apicultores, o que significa uma criação de abelhas, de forma racional, que proporcionará o aumento da produção, da produtividade e da obtenção de um mel de qualidade, que será vendido a um preço compensador nos mercados consumidores do Ceará e de outros Estados da Federação.

Legenda: Aldenir Magalhães ( à direita da foto), assessor estadual, no Centro Gerencial da Ematerce, diz também da validade e da importância do Curso de Capacitação em apicultura, para extensionistas e bombeiros, visto aumentar seus conhecimentos e, assim, habilitados, a prestar uma orientação técnica eficiente e com eficácia aos apicultores, assistidos pela Extensão Rural do Ceará.

Finalizando sua mensagem, agradeceu ao Chico Filho, por sua dedicação ao treinamento; à gerente Evanira e sua equipe de trabalho pela recepção na Faznor; ao assessor estadual Aldenir Magalhães, do Centro Gerencial da Ematerce, pelo apoio pessoal ao instrutor e aos participantes. Em seguida, desejou êxito a todos, ciente de que ampliarão seus conhecimentos técnicos, sobre Apicultura, por sinal, uma atividade rentável, se bem explorada pelos apicultores, assistidos pela Extensão Rural do Ceará. Ressalte-se, ainda, que a programação do curso consta de aulas teóricas e práticas, a exemplo de como organizar um apiário, verificar colmeias, fazer a colheita de própolis, produzir a cera, saber colocá-la nos quadros, fazer os pés das colmeias, incluindo, também, outras atividades da apicultura.