Técnicos e Agricultores de Pacajus-CE visitam projeto em Capistrano de Abreu-CE

4 de novembro de 2019 - 10:27 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Foto: Escritório da Ematerce de Pacajus-CE

Técnicos da Ematerce, da Secretaria Municipal de Agricultura de Pacajus-CE, agricultoras, estudantes de agronomia e técnicos em agropecuária fizeram uma visita técnica à Casa de Sementes das Artes & Museu das Artes de Capistrano de Abreu-CE, no final de outubro de 2019.

Os participantes conheceram as propostas da Casa Ambiental & Museu Semente das Artes, suas ações e projetos. Na oportunidade, foram servidos aos presentes um café e um almoço tipo do sertão, com comidas regionais e também, pratos feitos com caju, doces e salgados.Na ocasião, o grupo participou de uma discussão sobre alimentação saudável, uso correto e racional da água, dentre outros.

Num espaço pequeno, foi visto um pouco da permacultura (permacultura é a utilização de uma forma sistêmica de pensar e conceber princípios ecológicos que podem ser usados para projetar, criar, gerir e melhorar todos os esforços realizados por indivíduos, famílias e comunidades no sentido de um futuro sustentável–fonte: Wikipédia) e da agricultura sintrópica (agricultura sintrópica é um Sistema de Cultivo Agroflorestal- SAF- baseado no conceito de sintropia, caracterizado pela organização, equilíbrio e preservação de energia no ambiente- fonte: Wikipédia) , práticas de convivência com o semiárido de forma simples e encantadora, afirma o gerente do escritório da Ematerce de Pacajus-CE, Francisco Luiz Gonzaga.