Dia de Campo debate sobre retomada de produção de laranja no Vale do Jaguaribe

18 de novembro de 2019 - 16:43 # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br fotos: divulgação

A diretoria técnica da Ematerce representada pelo diretor Itamar Lemos, o assessor Estadual de Fruticultura da empresa Egberto Targino, o assessor regional de Limoeiro de Norte Antônio Oliveira, o gerente local de Russas Tarcísio Paiva, alem de agentes rurais do regional Baixo Jaguaribe, participaram na última quinta-feira (14), no município de Russas, de Dia de Campo sobre a retomada da produção de laranja russa.

O encontro aconteceu no Sitio Canto do Sabiá, do casal de agricultores César e Neuba,e teve o objetivo de discutir alternativas para a retomada da produção de laranja em Russas, reconhecidamente um grande centro produtor nas décadas de 80 e 90, produto de grande aceitação no mercado cearense, pelo seu inigualável sabor.

O evento foi uma realização da empresa Semear Agroecologia, Sítio Canto do Sabiá, Embrapa Mandioca e Fruticultura, NESA e apoio da Ematerce, Sebrae, Adagri, CEI, IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), SFA (Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/CE e empresas privadas.

As estações abordaram os temas: 1- Histórico da Laranja Russas, sucessos e fracassos. 2 – clones com ênfases nos porta enxertos mais resistentes a doença fúngica Gomose. 3 – Pragas e doenças. 4 – manejo cultural destacando-se: poda, irrigação, adubação e demais tratos culturais.

Palestras

Esse Dia de Campo fez parte da Programação do Encitrus – Encontro de Citricultura: a laranja de Russas e a Agricultura Familiar, evento que será realizado de 13 a 21 de novembro, no campus de Limoeiro do Norte, sendo promovidas diversas oficinas sobre citricultura com palestras de pesquisadores, extensionistas e depoimento de produtores.

Entre os temas debatidos estão a doença denominada Canccro Cítrico, praga identificada que vem prejudicando as áreas de citrus no município de Limoeiro do Norte. O problema já preocupa técnicos e produtores e profissionais da Ematerce em parceria com a Adagri, a Superintendência Federal de Agricultura no Ceará e o IFCE trabalham em conjunto para acelerar os diagnósticos nas áreas e ao mesmo tempo orientar nas tecnologias para o combate e erradicação dessa doença.

Outro tema é a Propagação Vegetativa do Citrus e as Experiências Vividas no semiárido nordestino