Simpósio internacional discute sustentabilidade de áreas rurais semiáridas

18 de novembro de 2019 - 15:29 # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br fotos: Aécio Santiago

Técnicos da Ematerce participaram, na manhã desta segunda-feira (18), no auditório da Superintendência de Obras Hídricas (SOP), da abertura do Simpósio Internacional – Resiliência e Sustentabilidade de Áreas Rurais Semiáridas: Pontos de Vista do Brasil e Magrebe/África. O objetivo é iniciar intercâmbio sobre as melhores práticas de convivência com o semiárido e o uso de recursos hídricos

Com o tema principal Cooperação Internacional em Recursos Hídricos e Agricultura no Estado do Ceará, o diretor adjunto do CIRAD – Departamento do Meio Ambiente e Sociedades da França, Sylvain Perret, proferiu a palestra CIRAD e a Cooperação Internacional em Regiões Semiáridas para uma plateia de técnicos, pesquisadores e professores.

O seminário internacional visa promover intercâmbio e cooperação de conhecimento em áreas estratégicas como produção de alimentos em regiões do semiárido, abastecimento, recursos hídricos, pesquisa e inovação. Para o francês Sylvain Perret, a discussão sobre desenvolvimento estratégico e eficaz, atualmente, passa pelo entendimento dos potenciais de agentes locais, seus recursos e a melhor composição a partir da troca da informação e seu fomento.

A segunda palestra teve a presença do diretor de Inovações, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) Jorge Soares, que abordou o tema O Programa de Cientista do Governo do Ceará. O evento, que segue até a próxima quarta-feira (20), terá ainda a participação do secretário executivo da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) Wilson Brandão abordando o tema Estratégia para Agricultura Familiar. A palestra acontece amanhã (19) às 10h, no auditório do SOP.

Nesta terça-feira (19), o público poderá conferir as seguintes palestras:

10h45 – 11h15
Solo, Manejo e Fertilidade na Região Semiárida da Tunísia
Nadhira Benaissa – INAT Departamento de Produção de Plantas, Tunísia

14h
Apoio à Mudança da Àgua Estatal para a Água Comunitária: Lições de uma Abordagem de Aprendizado Social para a Elaboração de Projetos Conjuntos de Irrigação, Marcel Kuper – CIRAD GEAU, França

14h45

A Estratégia do Estado do Ceará para a Agricultura Irrigada com Silvio Carlos Lima, secretário executivo do Agronegócio da Sedet (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente)