Crato: Ematerce participa do Festival Regional da Juventude Rural

20 de novembro de 2019 - 14:57 # # #

Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicação da Ematerce E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: ( 85) 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) marcou presença, por intermédio dos assessores regionais, do escritório do Crato-CE, Francisco Rosefran e Maria Edna, no Festival Regional da Juventude Rural, promovido, recentemente, pela Federação dos Trabalhadores(as) Rurais (Fetraece), na cidade do Crato, em parceria com outros órgãos.

Segundo o presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim, é importante e oportuno que a empresa participe de eventos, no meio rural e nas cidades, realizados por organizações públicas e privadas, haja vista que os extensionistas fazem parte do cotidiano dos agricultores, de suas famílias e pessoas ligadas, direta e indiretamente, ao setor agropecuário do Ceará, o que ajuda a dar mais credibilidade e visibilidade ao órgão oficial de assistência técnica e Extensão Rural em todo o território cearense, isto é, nos 184 municípios.

Pronaf para Juventude Rural

A respeito de algum programa do Governo Federal, para a juventude rural, há o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar Jovem, o qual concede financiamento a pessoas físicas, sendo agricultores e produtores rurais familiares, para investimento, nas atividades de produção, desde que os beneficiários sejam jovens, entre 16 anos e 29 anos, atendendo também a outros requisitos. É um incentivo e serve para facilitar o acesso e oferecer vantagens para que esses jovens financiem suas atividades produtivas.

O limite de crédito oferecido é de R$ 16.500, com uma taxa de 2,5% ao ano. Pode ser utilizado, para custear a implantação, ampliação e, até mesmo, a modernização da infraestrutura de produção e serviços nos estabelecimentos rurais. Os encargos financeiros, nas operações contratadas, a partir de 1º de julho de 2019, a taxa efetiva de juros prefixada de até 3,,0% ao ano ou taxa prefixada composta da de parte fixa de até – 1,33% ao ano ( um inteiro e trinta e três centésimos por cento ao ano negativo), acrescida do Fator de Ajuste Monetário (fAM).

Para ter acesso ao Pronaf Jovem, o beneficiado deve ter ainda uma DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf. O jovem, que desenvolve e administra atividades produtivas próprias, independentes, e que tenha renda própria de tais atividades, poderá solicitar a emissão de sua própria DAP principal, desde que cumpra os condicionantes de enquadramento exigidos.