Governador lança Plataforma “Ceará Veloz” no Palácio da Abolição

25 de novembro de 2019 - 13:20 # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Em solenidade realizada, nesta manhã de segunda-feira (25), no Palácio da Abolição, o governador Camilo Santana promoveu o lançamento da plataforma para acelerar o crescimento econômico com redução de desigualdades, como parte do Programa Ceará Veloz. A plataforma deve criar um ambiente de negócios favorável para o crescimento econômico do Ceará, levando em consideração a simplificação e a desburocratização.

Com a presença de lideranças e autoridades políticas, sociais e de entidades de classe, foi lançada nesta segunda-feira (25) a plataforma de aceleração do crescimento econômico e redução das desigualdades Ceará Veloz, com o objetivo de conectar áreas estratégicas da gestão estadual tendo como pilares as áreas da Cultura, Turismo, Agronegócio de Inclusão Familiar e o Ecosistema/Tecnologia, através das fontes de energia renováveis.

A nova estratégia traz um novo marco regulatório e incentivará sete polos da economia: Cadeia Produtiva da Saúde, Energias Renováveis, Rede de Segurança Hídrica, Polo de Inovação em TIC, Têxtil e Calçados, Agronegócio e Logística. A ideia é mostrar o que o estado tem a oferecer de forma a atrair mais investimentos.

Segundo o governador Camilo Santana, a meta do seu governo é entregar a gestão com um estado menor, mais eficiente e 100% digital, desburocratizando cada vez mais a prestação de serviços à população, com mais eficácia e melhores investimentos. A solenidade contou com a participação do secretário do Desenvolvimento Agrário De Assis Diniz, do presidente da Ematerce Antônio Amorim, do presidente da Assembleia Legislativa José Sarto, do secretário de Desenvolvimento Econômico Maia Júnior, e prefeitos.

Pacto

Para o governador, este é o momento de se firmar um pacto para que o estado possa crescer de forma segura e mais rápida. “O governo precisa fazer sua parte criando as condições para esse crescimento com infraestrutura e logística (portos, estradas, energia, água, aeroportos) mas cada setor da sociedade civil organizada, empresários, entidades, têm que estar compromissadas com esse pacto”, enfatizou Camilo Santana, destacando a necessidade de se priorizar o crescimento econômicos paralelo com a redução das desigualdades sociais, uma vez que o país ainda possui uma das maiores concentrações de renda do mundo, segundo dados da própria ONU (Organizações das Nações Unidas).

O governador citou, ainda, que na área de capital humano, o trabalho já vem sendo desenvolvido com a criação das escolas em tempo integral e atualmente de cada três escolas uma atende neste modelo, além da criação dos centros cearenses de idiomas, possibilitando o ingresso mais rápido de jovens no mercado de trabalho. Já na área de tecnologia, o governador destacou a estrutura de 10mil quilômetros de fibra ótica em todo o interior do estado, facilitando o acesso à internet nas escolas, hospitais e ter um sistema de câmara de vídeo monitoramento.

O Estado do Ceará mantém hoje 122 escolas profissionalizantes em funcionamento com 34 mil alunos, em grande parte também já atuando no mercado através de estágios remunerados. De acordo com pesquisas pelo Ministério da Educação, das 100 melhores escolas públicas do Brasil 82 estão no Ceará.

Economia

Durante sua fala, o governador falou, ainda, das melhorias que vem fazendo na área da saúde e os investimentos em vários setores, tornando o estado cada vez mais forte economicamente. “Hoje somos 2,25% da participação do PIB nacional e desde 2002 essa participação vem crescendo. Só ficamos atrás de São Paulo em termos de investimento público com R$ 3bihões somente em 2018”, disse Camilo.

Para se atingir essas metas, enumerou Camilo, o caminho já vendo trilhado e agora é o momento de fortalecer esse caminho, criando uma política pública focada e continuada com pesquisa, estudo, investimento, como já ocorre nas áreas de saúde e educação onde o Ceará já é referência nacional.