Ematerce: Walmir Magalhães recebe título de Cidadão de Crateús

1 de dezembro de 2019 - 21:49 # # #

Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicação E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

Com a presença de políticos, gestores públicos e da iniciativa privada, extensionistas, agricultores e populares, no dia 28 de novembro de 2019, em sessão solene, na Câmara Municipal de Crateús, o ex-diretor técnico da Ematerce e, atualmente, prestando serviços à Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), o Eng.º Agrônomo Walmir Severo Magalhães foi agraciado com o título honorífico de Cidadão Crateuense.

De acordo com o vereador e primeiro secretário da Câmara, José Edivaldo Rodrigues Melo (Zagalo Melo), autor da concessão, esta se deve ao fato de o amigo Walmir Magalhães ter prestado relevantes serviços ao setor agropecuário e social do município, quando veio, em 1987, trabalhar, no escritório local da Ematerce, fato este que muito honrou autoridades, companheiros de Extensão Rural e a população de Crateús.

Segundo Zagalo Melo, como é mais conhecido, na região, trata-se de um profissional competente e que, ao longo dos anos, como extensionista, exerceu vários cargos de confiança, na Ematerce, contribuindo com seus conhecimentos técnicos e experiências agrícolas, para o desenvolvimento sustentável da agropecuária cearense e, em especial, a de Crateús, mesmo estando ausente, fisicamente, de Crateús, residindo em Fortaleza e trabalhando na Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA).

Encerrando sua mensagem, o vereador Zagalo Melo desejou ao homenageado mais sucessos, na vida particular, também como Agrônomo e, agora, cidadão crateuense. Teceu, ainda, elogios a Walmir, pela pessoa simples, sempre cumpridor de suas obrigações, no lar e no ambiente de trabalho, para satisfação e orgulho de quantos privam de sua amizade e contam com a prestação de seus importantes serviços, ajudando o desenvolvendo sustentável da Agricultura do Estado do Ceará.

SAUDAÇÃO DO HOMENAGEADO

Ao ser-lhe facultada a palavra, emocionado e sensibilizado, o mais recente cidadão honorífico de Crateús, Eng.º Agrº Walmir Magalhães, saudou os presentes e mencionou nomes de autoridades e de seus incentivadores, dentre os quais, o vereador Zagalo Melo, Manoel Veras, Dom Fragoso, bispo de notável cultura e envolvimento com as causais sociais. Não posso me esquecer delas, visto serem pessoas a quem devemos nosso crescimento humano e profissional e que elas jamais sairão da minha mente e do meu coração, ressaltou o homenageado.

Ainda, em seu discurso, Walmir reportou-se à sua vida profissional, no escritório local da Ematerce, em Crateús, em 1987, quando aceitou o convite do saudoso amigo- extensionista, o Engº Agrº Eduardo Aragão, (falecido). Prosseguindo, destacou que seu aprendizado se deu, ao conviver com pessoas importantes e grupos de agricultores de Crateús, que o ajudaram a ampliar seus conhecimentos, no trabalho agrícola e na vida política, nos 10 anos em que permaneceu na próspera e acolhedora cidade crateuense.

Comprovando a assertiva, supracitada, disse: “Tecnologia não se aprende somente nos livros e, sim, com pessoas e com o aprendizado político”. Em seguida, enfatizou o enorme potencial agropecuário de Crateús e frisou que quem quiser aprender a conviver com o semiárido, vá a Crateús, pois muito aprenderá com pessoas que trabalham, direta e indiretamente, no setor agrícola da região, convivendo, diariamente, com os agricultores e suas famílias.

Ainda com a palavra, Walmir externou sua gratidão ao amigo e vereador Zagalo Melo, por conceder-lhe, com aprovação de seus pares, o honroso título de Cidadão de Crateús, e à população do município, por acolhê-lo, como mais um filho, acontecimento que permanecerá gravado, na sua mente e no seu coração, para o resto de sua vida.

Por último, acrescentou: “Obrigado a todos pela honrosa distinção à minha pessoa. Acreditem, pois, que ser cidadão crateuense significa, para mim, assumir a grande responsabilidade, por tudo o que eu possa contribuir para o desenvolvimento sustentável socioeconômico e cultural de Crateús e de sua população”, concluiu o homenageado.