Cetrex: CEDR promove seminário sobre experiências exitosas no meio rural

3 de dezembro de 2019 - 16:13 # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br fotos: Edilmo Gurgel e André Gurjão

Representantes da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (CEDR), diretores da Ematerce, ONG´s e instituições de assistência e extensão rural compareceram, na manhã desta terça-feira (3), no Centro de Treinamento e Extensão Rural (Cetrex) da Ematerce, em Caucaia, para o Seminário “Construindo Autonomia de Vida no Meio Rural – Dialogo da Assistência Técnica e Extensão Rural com as Famílias dos Agricultores Familiares”. O encontro visa apresentar experiências exitosas de projetos em diversos setores da produção agropecuária.

Com o objetivo de possibilitar uma reflexão entre as organizações que fazer ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) para os aspectos relevantes na qualidade de vida dos agricultores familiares, técnicos, gerentes e diretores regionais da Ematerce, o presidente Antônio Amorim e o diretor técnico Itamar Lemos, da SDA e instituições do setor reuniram-se para conhecer experiências exitosas no meio rural.

Na ocasião, foram apresentadas 16 experiências exitosas, demandadas dos 28 órgãos de ATER, públicos e privados. As experiências serão apresentadas em grupos, por eixo (produção, comercialização, convivência com o semiárido e organização comunitária), para os 120 participantes do seminário.

Cada entidade apresentou sua experiência para o evento, evidenciando os êxitos, e a(s) metodologia(s) utilizadas para possibilitar reflexões. Entre as experiências no setor da comercialização, a Ematerce apresentou a experiência da Feira de Produtos da Agricultura Familiar – Fepaf – Produção de Produtos Sustentáveis Através da Agroecologia, do município do Crato, o Instituto Antônio Conselheiro (IAC) apresentou o Sistema de Saneamento Ecológico Rural – Comunidade Muximato, do município de Senador Pompeu e a ONG Cáritas o Grupo Produtivo Flor da Janaguba.

Para o presidente da Ematerce Antônio Amorim as entidades precisam se aproximar mais para enriquecer suas experiências, realizar a troca de saberes e promover um melhor entendimento sobre a nova economia rural no Ceará.

O presidente citou como exemplo das experiências bem sucedidas em várias regiões com irrigação descentralizada, alcançando atualmente uma área de 222 mil hectares. “Além disso, temos um grande potencial a ser explorado economicamente que são as agroindústrias, hoje cerca de 60 mil pequenas ou médias unidades produzindo do açaí a mel e polpas de frutas, inclusive na agenda de exportação do estado”, destacou Amorim.

Recursos Hídricos

Na área de recursos hídricos, o secretário executivo da SDA Wilson Brandão mencionou o recente mapeamento pela Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), onde 50 mil açudes ou pequenos reservatórios foram diagnosticados como fontes de reserva hídrica ou mananciais para pequenas produções. “É preciso investir cada vez mais no trabalho de ATER continuada para aproveitar da melhor forma o conhecimento e todos os recursos disponíveis para novos arranjos produtivos”, frisou o secretário executivo.

Nesta quarta-feira (4), acontece o encerramento do seminário com a plenária de apresentação dos grupos, debates e encaminhamentos.