CEDR apresenta encaminhamentos em Seminário de trabalhos exitosos

4 de dezembro de 2019 - 18:30 # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br fotos: Aécio Santiago

Numa manhã repleta de debates, apresentações técnicas e protocolos de encaminhamentos, encerrou nesta quarta-feira (4), no Cetrex (Centro de Treinamento e Extensão Rural), o Seminário “Construindo Autonomia de Vida no Meio Rural – Dialogo da Assistência Técnica e Extensão Rural com as Famílias dos Agricultores Familiares”, coordenado pelo Conselho Estadual do Desenvolvimento Rural (CEDR).

O encontro contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário De Assis Diniz, o presidente da Ematerce Antônio Amorim, o diretor técnico Itamar Lemos, representantes do conselho e diversas entidades e organizações de ATER pública e privada.

Na ocasião, o secretário De Assis anunciou que até o dia 19 de março – Dia de São José – serão publicados editais para entidades de Ater para contratação e execução do Projeto São José IV, atendendo e classificado em diversos públicos como Vulnerável (Mulheres, Jovens, Quilombola, do Projeto Paulo Freire), Intermediário e de projetos Consolidados.

Para o secretário De Assis, após uma consultoria especializada do Banco Mundial (que financia o Projeto São José), um dos focos da quarta etapa do projeto é a comercialização e o incremento de negócios dos produtos da agricultura de origem familiar. “Com essa delineação, esperamos obter um melhor resultado dos trabalhos que já vem sendo desenvolvidos pelos vários agentes e aprimorar vários aspectos como a venda e distribuição”, reforçou o secretário citando o exemplo da experiência de uma cooperativa em São Paulo que organizou o sistema de vendas e comercialização e acessou recentemente chamada pública no total de R$17 milhões para fornecimento de merenda às escolas públicas.

O secretário ainda reforçou que está sendo estudada a viabilidade de contratação de estudantes técnicos agrícolas do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) para acompanhamento dessa fase do projeto.

Encaminhamentos

Na sequencia, durante a plenária, foram apresentadas algumas experiências exitosas entre elas o Eixo de Convivência com o Semiárido com o Sistema Ecológico Rural do Instituto Antônio Conselheiro (IAC), o Assentamento Mandacaru pela Ematerce e o Projeto de Promoção, Desenvolvimento e Fomento Social da Cetra – Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria ao Trabalhador.

Na etapa dos encaminhamentos, os participantes deliberaram entre os pontos mais importantes, destacando-se:

– Realização de Fórum de Debates sobre ATER e Agroecologia;
– Fortalecimento do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural;
– Realização do Fórum Trimestral sobre ATER
– Encontros Territoriais
– Audiência Pública na Assembleia Legislativa (Comissão Agropecuária)
– Definição da CATER (Coordenadoria da ATER)
– Discussão sobre Lei Estadual de ATER
– Casa de Sementes
– Pautar Agroecologia na ATER