Juazeiro do Norte: Ematerce e SDA introduzem plantio protegido para produção de hortaliças.

17 de dezembro de 2019 - 10:53 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Edilmo Gurgel

Técnico da Ematerce, escritório de Juazeiro Norte-CE, e o presidente da Associação Rural de São Gonçalo, João Bosco Rodrigues.

O Condomínio São Domingos, localizado no Distrito de São Domingos, a 12 quilômetros da cidade de Juazeiro do Norte-CE, na região do Cariri cearense, é uma propriedade rural de 12 hectares, cedida pela Prefeitura Municipal, em sistema de comodato, pelo prazo de 30 anos, onde as 36 famílias plantam, colhem e vendem hortaliças, frutas, milho e feijão, principalmente, abastecendo os mercados de Juazeiro do Norte-CE, da região e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE – e para o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA -. Os agricultores familiares recebem assistência técnica e extensão rural da Ematerce, escritório local de Juazeiro do Norte-CE, por intermédio dos técnicos Adonias Sobreira e Sérgio Linhares.

Plantação de coentro e pimentão em estufa, na comunidade de São Gonçalo, em Juazeiro do Norte-CE.

Os extensionistas da Ematerce elaboraram um projeto, visando à implantação de 0,5 hectare de plantio protegido de hortaliças, financiado pelo Projeto São José, Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), no valor de R$ 158.140,00 mil, beneficiando 8 famílias do condomínio. O projeto contemplou a construção de 2 estufas teladas, com 0,25 hectare cada, irrigação localizada, tipo microaspersão, sistema de programação horossazonal (tarifa verde) e um poço profundo.

A Ematerce também é responsável pela capacitação técnica dos agricultores familiares, orientando-os nas técnicas de manejo do solo, aplicação de defensivos e adubos orgânicos, elaboração de projetos, para financiamentos de créditos de custeio e acesso às politicas públicas, ofertadas pelos Governos Federal e Estadual.

Produtores familiares da comunidade de São Gonçalo, colhendo pimenta de cheiro.

PLANTIO PROTEGIDO

Para o presidente da Associação Rural da Vila São Domingos, João Bastos Rodrigues, o sistema de plantio protegido melhorou a qualidade e a produtividade das hortaliças produzidas na propriedade. Com as estufas, tornou-se mais eficiente o combate às pragas e às doenças das culturas e acabou com a sazonalidade dos plantios, ou seja, o plantio é realizado, em todos os períodos do ano, sem interrupção. Outro ponto positivo é a economia de água, porque a estufa proporciona às plantas um clima ideal para seu desenvolvimento. João Bastos continua afirmando que a Ematerce é um o órgão que muito contribui para a concretização das conquistas, alcançadas pela comunidade, porque, desde o início do condomínio, é a Ematerce que está sempre, aqui, orientando, desde o plantio até a conquista de melhores mercados, para a venda dos produtos.

Em 2020, a Ematerce, escritório de Juazeiro do Norte-CE, está programando novas ações para o condomínio São Domingos. Conforme o Engenheiro Agrônomo, Adonias Sobreira, da Ematerce ações relacionadas à produção de hortaliças de qualidade, sem uso de agrotóxico; produção de hortaliças durante todo o ano; buscar e trabalhar com “selo verde”; criar uma logomarca, vinculada ao condomínio e ao cultivo protegido; introduzir um sistema contábil eficiente; uso de bioinseticida; uso de adubos naturais, compostagem; ampliar os canais de comercialização; e implantar energia solar, buscando a introdução de energia limpa e, consequentemente, a redução dos custos de produção.