Pentecoste: Ematerce inicia distribuição de raquetes de Palma Forrageira

8 de janeiro de 2020 - 10:40 # # #

Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicação Social E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

O escritório local da Ematerce, no município de Pentecoste-CE, iniciou, no dia 7 de janeiro 2020, a entrega de raquetes de Palma Forrageira. O agricultor e engenheiro agrônomo, José de Paula Firmiano de Sousa, residente na comunidade Boa Vista, em Pentecoste, foi o primeiro a receber as raquetes da cultura, variedade orelha de elefante.

Segundo o gerente local, Francisco Lopes Santos, será cultivada, na propriedade assistida pela Ematerce, uma área de 0,50 hectare (cinco mil metros quadrados), com espaçamento 2,00 metros por 0,50 metro, obedecendo-se às recomendações técnicas para o plantio de Palma Forrageira, afora os tratos culturais, com vistas a combater pragas e doenças.

Informou, ainda, Lopes que serão prestadas orientações técnicas, no tocante à escolha da área, ao preparo do solo, à escolha das raquetes, ao coveamento, ao sulcamento e ao plantio correto, além da adubação e dos cuidados, na colheita, para obtenção de maior produção e de melhor produtividade. Durante a distribuição das raquetes, foi entregue, também, o Relatório de Prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural com as normas técnicas dessa cultura.

Ressalte-se que a distribuição de raquetes de Palma Forrageira, no município de Pentecoste, atende, ainda, a quatro agricultores familiares, sendo José de Paula Sousa (Comunidade Boa Vista); Antonio Carlos Cabral (Comunidade Miranda de Cima); Antonio Laércio Gomes (Comunidade Melancia); e José Eli da Silva (Comunidade Capivara), totalizando uma área a ser plantada,  de dois hectares, com 20 mil raquetes de Palma Forrageira.

No ato da entrega das raquetes, estavam presentes o gerente regional, Fernando Teixeira Alves, o gerente local, Francisco Lopes Santos, o médico veterinário, João Costa Mendes, a extensionista social, Antonia de Souza Barbosa Lopes, o agente rural, Antonio Marcos, e agricultores familiares, assistidos pela Ematerce de Pentecoste.