Frecheirinha: Ematerce e prefeitura implementam comercialização e geração de renda

16 de janeiro de 2020 - 10:59 # # #

Antonio José de Oliveira – Assessor de Comunicação Social E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

O prefeito de Frecheirinha-CE, Helton Luís, reuniu-se, no dia 7 de janeiro de 2020, acompanhado do secretário de Cultura, Evandro Pontes, no prédio da administração, com o responsável pelo escritório da Ematerce local, Caio Vasconcelos, para tratar, dentre outros assuntos, da implementação da feira, intitulada “Quinta da Economia Solidária”, que ocorre, mensalmente, no município.

Segundo Caio Vasconcelos, a feira iniciou-se, em agosto de 2019, com uma parceria, entre Ematerce e prefeitura, tendo por objetivo estimular uma produção escalonada, por parte dos produtores rurais, aumentar a geração de renda, promover melhor convívio social e, ainda, mostrar à população urbana a riqueza, no tocante a artesanato, comidas típicas e diversos produtos, originados da Agricultura Familiar de Frecheirinha. Acrescentou ter havido, também,  melhoria na comercialização dos produtos caseiros, por parte das boleiras e doceiras, residentes na cidade.

Na oportunidade, Caio fez algumas solicitações ao prefeito Helton, a exemplo, da compra de 15 bancas, para serem somadas às dez existentes, além da liberação de um recurso, destinado à contratação de apresentações musicais, culturais ou artísticas locais, valorizando, assim, a cultura popular de Frecheirinha e melhorando o movimento do público quando da visitação às bancas.

Ciente da importância e da capilaridade desse evento, o prefeito Helton aceitou as demandas e ressaltou o trabalho conjunto, o qual traz inúmeros benefícios aos envolvidos. O responsável pelo escritório da Ematerce destacou que, desde o início de suas atividades, em Frecheirinha, sempre procurou trabalhar, em parceria com a prefeitura. Durante esse período, recebe o apoio para as ações e atividades demandadas e articuladas pela Ematerce.

Em seguida, relatou outro exemplo da parceria, isto é, a criação e a elaboração do Projeto Horta na Minha Escola, tendo como solicitante a secretária de Educação Edilene Aquino. O projeto prevê a implantação de hortas, em seis escolas (duas urbanas e quatro rurais), com lançamento do projeto piloto, na Escola Carlos Machado Portela, cujo plano de execução foi entregue à secretária e está ao aguardo do aval para seu início. Esclareceu Caio que os objetivos desejados são o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade ambiental, aperfeiçoamento do aprendizado e a a integração dos alunos, afora estimular a prática da alimentação saudável. O projeto é assessorado pelo técnico em Agropecuária, Roberto Coelho, da Secretaria do Desenvolvimento e Produção de Frecheirinha.